Curso gratuito: A educação midiática na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

Este curso, uma iniciativa do Instituto Palavra Aberta e da Fundação Vanzolini, busca aprofundar a discussão sobre esse novo cenário em que se desenvolve o campo jornalístico-midiático, as práticas contemporâneas de linguagem e os fenômenos de produção, circulação e distribuição de informação e opinião na era digital.

Visa, também, ampliar seu letramento midiático e abrir possibilidades de mediação e de proposição de situações de ensino-aprendizagem junto a estudantes de Educação Básica, que envolvam o trato ético e crítico com a informação e a opinião considerando as aprendizagens previstas na BNCC.

Organizado em quatro módulos, o curso é constituído dos seguintes temas:

  • Comunicação como direito – Trata os princípios do direito à comunicação, da liberdade de expressão e a importância da educação midiática nesse contexto.
  • Campo jornalístico-midiático – Debate as novas formas de consumo e a distribuição da informação, o papel do jornalismo e a pluralidade na imprensa.
  • Produção e circulação de informação na era digital – Explica o fenômeno da poluição informacional e o papel das mídias sociais.
  • Narrativas mercadológicas e novos formatos de marketing – Discute as estratégias que a publicidade utiliza para engajar o público com as marcas e a importância da educação midiática para um consumo consciente.

A quem se destina?
O curso é destinado aos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio. Outros profissionais da educação, no entanto, também podem se inscrever: professores da educação básica de todas as disciplinas, coordenadores pedagógicos e gestores educacionais que têm o desafio de implementar a BNCC na sua escola e/ou rede.

As aulas são presenciais?
Não, as aulas são 100% on-line.

Haverá mediação?
Não, ele é autoinstrucional, ou seja, possibilita uma aprendizagem autônoma do aluno.

Como acessar?
Basta se inscrever na plataforma para ter acesso ao curso “Educação
Midiática e a BNCC”.

Quanto custa?
O curso é gratuito.

Qual a carga horária?
A carga horária é de 30 horas.

Receberei certificado?
Para aprovação e certificação, o cursista deve concluir 100% das atividades e das tarefas disponíveis nos módulos.

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *