Abertas inscrições para leitores em universidades estrangeiras

Por Brasília – Redação CCS/CAPES

Candidatos serão selecionados para difundir a língua portuguesa falada no Brasil, a literatura, a cultura e o ensino superior do PaísA CAPES e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) vão enviar leitores para universidades estrangeiras com o intuito de difundir a língua portuguesa falada no Brasil e dar visibilidade à literatura, à cultura e aos estudos do País.

Interessados devem preencher o formulário de inscrição até as 17h de 12 de agosto para participar do Edital nº 9/2021 do Programa Leitorado.

São 20 universidades, de 19 países: Alemanha, Bélgica, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha (duas), Estados Unidos, Finlândia, Guiana Francesa, Guiné Equatorial, Índia, Israel, Itália, Japão, Líbano, Peru, Rússia, Senegal e Vietnã. Cada uma tem seus próprios requisitos, descritos em lista que consta em anexo do edital. Na maior parte dos casos, é necessário ser graduado em Letras ou licenciado em Língua Portuguesa e ter, no mínimo, título de mestre. Há instituição que exige doutorado.

Aqueles que forem selecionados receberão bolsa, paga pelo MRE. O ministério tem um valor total de US$47 mil para custear todas. Haverá publicação das inscrições recebidas em até cinco dias úteis depois do fim do prazo para preenchimento do formulário. A CAPES analisará as candidaturas até 8 de outubro, e o MRE as validará até o dia 18 do mesmo mês. O resultado preliminar sairá até 22 de outubro e o final, em 21 de dezembro. O início das atividades está previsto para janeiro de 2022. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Fonte: CCS/Capes

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *