“Arriesguemos el portunhol”: expandindo os Intercâmbios Virtuais para o Ensino Médio

Após um contato entre a equipe dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) da Cesu com professores da Universidad de Monterrey (UDEM) no México, surgiu a ideia de ampliar os Intercâmbios Virtuais para o ensino médio. Com a experiência e a formação proporcionada pela equipe dos PCIs, a Cetec organizou em parceria com a ArInter um projeto que dará início ao Programa de Aprendizagem Colaborativa Internacional. Os professores Raphael Paulino Gimenes, da Etec Jaraguá, e Jorge Luis Zatarain, da Prepa UDEM (escolas preparatórias para a UDEM), proporão temas relacionados à cultura, a situação social e ao conhecimento em geral sobre Brasil e México que serão desenvolvidos síncrona e assincronamente pelos alunos.

No dia 27 de abril, os professores Raphael e Jorge conduziram o “quebra-gelo” para que os alunos brasileiros e mexicanos se conhecessem. Participaram também da atividade os professores Eliete Carrasco Galdino Gomes, coordenadora da Etec Jaraguá; Ana Carolina Freschi e Osvaldo Succi Junior, ambos da equipe dos PCIs da Cesu.

O evento contou com a participação de 46 alunos das instituições brasileira e mexicana e ressaltou a importância das conexões culturais e linguísticas existentes entre os países da América Latina. Destacou-se ainda a importância de estreitar os laços entre os povos latinoamericanos, e trazer os que estão longe mais perto – a Aprendizagem Colaborativa Internacional, por meio das tecnologias da informação e da comunicação, ajuda a proporcionar tudo isso.