Artigo: A importância de monitorar e aprimorar o uso das TIC na educação pós-isolamento

A necessidade de desenvolver políticas educacionais que ajudem a sustentar a aprendizagem nunca foi tão grande quanto nesta crise educacional global. Em caso de futuros fechamentos de escolas e para que a aprendizagem nunca pare, será necessário continuar desenvolvendo políticas de apoio ao ensino à distância. Este esforço precisará ser informado por dados robustos sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) dentro e fora das escolas, para que as habilidades necessárias possam ser fortalecidas entre alunos e professores. Neste sentido, o Guia Prático para Implementar Pesquisas sobre o Uso de TIC em Escolas Primárias e Secundárias (disponível em inglês) desenvolvido pelo Instituto de Estatística de UNESCO (UIS) e o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br/NIC.br), se posiciona como um auxílio fundamental no esforço de coletar dados adequados e relevantes. Esta publicação oferece diretrizes práticas para planejar e realizar pesquisas em larga escala sobre o uso das TIC na educação que servirão para melhorar a tomada de decisões políticas. Assim, este Guia representa um esforço para apoiar a produção de dados relevantes e robustos de qualidade sobre TIC na educação nos países em desenvolvimento que, ao mesmo tempo, serão relevantes localmente e permitirão comparabilidade internacional. A primeira edição deste Guia Prático está disponível em inglês, e será seguida por edições em português e espanhol.

Leia o artigo aqui

TIPO: ARTIGOS
PUBLICADO EM: 02 DE JUNHO DE 2020
POR: CETIC.BR/INSTITUTO DE ESTATÍSTICA DE UNESCO
LÍNGUAS: PORTUGUÊS

Fonte: https://cetic.br/pt/publicacao/a-importancia-de-monitorar-e-aprimorar-o-uso-das-tic-na-educacao-pos-isolamento/

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *