Filtro de Daltonismo

Catálogo Formação Continuada – Cesu

As capacitações relacionadas a seguir foram veiculadas pela Cesu e agora compôem o catálogo para consulta.

Autocad 2d e 3d

Categoria: Capacitação
Carga horária: 36 horas
Modalidade: 💻  Online
Público-alvo: Professores de Etec e Fatec
Metodologia: Expositiva, Explicativa e dialogada.
Programação de oferta: periódico

Objetivos

Conceitos básicos de desenho técnico, criação da sua conta educacional na Autodesk, bem como utilizar alguns conceitos básicos sobre o AutoCad.  

Conteúdo programático

  • Entender o conceito de AutoCad; 
  • Conhecer as versões do AutoCad existentes; 
  • Visualizar as telas iniciais do software em suas versões; 
  • Entender o processo de criação da conta educacional; 
  • Relacionar conceitos básicos do desenho técnico. 

Competências tecnológicas e capacidades cognitivas para ensino superior

Categoria: Capacitação
Carga horária: 2 horas
Modalidade: 💻  Online
Público-alvo: Professores do Ensino Superior Tecnológico; equipes de elaboração ou reestruturação de currículos de Cursos Superiores de Tecnologia
Metodologia: Exposição dialogada de conteúdos; Estudo de Caso; Síntese de Conceitos; Leitura de Apoio
Programação de oferta: Turma com até 20 participantes

Objetivos

Identificar, discutir e sistematizar conceitos e estudos de caso sobre competências e trilhas de competências tecnológicas.

Conteúdo programático

  • Competências e trilhas de competências tecnológicas: introdução
  • Capacidades cognitivas em trilhas de competências tecnológicas: introdução

Currículo por Competências

Categoria: Oficina
Carga horária: 3 horas
Modalidade: 🙋‍♂️  Presencial
Público-alvo: Professores de Etec e Fatec
Metodologia: Design thinking
Programação de oferta: maio/2023 – outubro/2023

Objetivos

Elaborar proposta curricular com a abordagem das competências

Conteúdo programático

  • Pressupostos legais e teóricos do currículo por competências
  • Matriz SIGMA: conceitos e práticas
  • Elaboração da Matriz SIGMA a partir de um curso piloto

Currículo por Competências

Categoria: Oficina
Carga horária: 3 horas
Modalidade: 💻  Online
Público-alvo: Professores de Etec e Fatec
Metodologia: Design thinking
Programação de oferta: maio/2023 – outubro/2023

Objetivos

Elaborar proposta curricular com a abordagem das competências

Conteúdo programático

  • Pressupostos legais e teóricos do currículo por competências
  • Matriz SIGMA: conceitos e práticas
  • Elaboração da Matriz SIGMA a partir de um curso piloto

Desenvolvendo Competências Socioemocionais no Contexto da Qualidade

Categoria: Capacitação
Carga horária: 8 horas
Modalidade: 💻  Online
Público-alvo: Docentes e coordenadores de Fatec
Metodologia: Conteúdo expositivo e exemplificativo com textos e vídeos.
Programação de oferta: turma com 40 participantes.

Objetivos

Incorporar o conceito “monozukuri” e “hitozukuri” de uma forma simples, com suas diversas abordagens e múltiplas dimensões, permitindo aos docentes a construção de uma visão crítica e reflexiva, além do conhecimento de técnicas para análise, gestão e melhoria da qualidade com intuito de uma mudança comportamental.

Conteúdo programático

  • Filosofias Hitozukuri e Monozukuri
  • A cultura de uma empresa
  • A qualidade e o comportamento 4.0
  • TPS – Sistema Toyota de Produção
  • Canvas PDCA – Melhoria Contínua
  • Avaliação por competências

Diretores de Fatec

Categoria: Curso de Aperfeiçoamento
Carga horária: 180 horas
Modalidade: 🙋‍♂️ + 💻  Híbrido
Público-alvo: Fatec
Metodologia: Expositiva, Explicativa e dialogada
Programação de oferta: abril/2023 

Objetivos

Promover o planejamento do currículo dos Cursos Superiores de Tecnologia e implementação das ações de coordenação atendendo às diretrizes educacionais e institucionais.

Conteúdo programático

  • Estrutura Institucional do Centro Paula Souza 
  • Política de Gestão de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica do CEETEPS 
  •  Administrativo 
  • Área de parcerias e convênios 
  • Bolsas de Iniciação Científica e Monitoria | Arinter  
  • Gestão das Unidades 
  • Liderança 
  • Estrutura de Educação Profissional Tecnológica: Legislação, Currículo e Avaliação e Regulação  

Coordenadores de Fatec   

Categoria: Curso de Aperfeiçoamento
Carga horária: 180 horas
Modalidade: 💻  Online
Público-alvo: Fatec
Metodologia: Expositiva, Explicativa e dialogada – Aplicação de Metodologias Ativas nos módulos.
Programação de oferta: maio/2023

Objetivos

Promover o planejamento do currículo dos Cursos Superiores de Tecnologia e implementação das ações de coordenação atendendo às diretrizes educacionais e institucionais.

Conteúdo programático

  • A legislação aplicada à Educação Profissional Tecnológica  
  • Metodologia do currículo por competências  
  • Recursos digitais nos processos de ensino aprendizagem  
  • Metodologias ativas: conceitos e práticas  
  • Instrumentos de avaliação dos Cursos Superiores de Tecnologia do CPS  

Diretrizes Projeto Integrador

Categoria: Capacitação
Carga horária: 2 horas
Modalidade: 💻  Online
Público-alvo: Professores de Etec e Fatec
Metodologia: abordagem por problemas, abordagem por projetos
Programação de oferta: agosto/2023

Objetivo

Realizar a prática da abordagem por projetos em aulas presenciais

Conteúdo programático

  • A abordagem de projetos: conceito, características, tipos, diretrizes, etapas
  • Projeto Integrador: como aplicar
  • Exemplos

Ensino de Línguas para Fins Específicos – ELFE

Categoria: Capacitação
Carga horária: 40 horas
Modalidade: 💻  Online
Público-alvo: Professores indeterminados, de inglês e de espanhol, de Fatec e Etec, em efetivo exercício.
Metodologia: os professores participantes farão reflexão na ação e compartilharão seu aprendizado e suas experiências com o grupo. Durante o curso será realizado um trabalho com: programa de leituras, vídeos seguidos de discussão e propostas de inovação da linha pessoal de trabalho dos participantes.
Programação de oferta: turma com 40 participantes.

Objetivos

Oferecer um espaço aos professores para, através de um menu de leituras e de discussão, planejarem e ministrarem aulas de língua estrangeira (inglês e espanhol) baseadas no levantamento de necessidades do setor produtivo criando, desse modo, oportunidades para o desenvolvimento de competências de ensinar em contexto de especificidade tecnológica.

Conteúdo programático

  • Boas-vindas. Uma palavra sobre formação
  • Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
  • O papel das línguas estrangeiras na EPT
  • ELFE, LinFE, ESP, instrumental: significam a mesma coisa?
  • Compreendendo ELFE: fatos e mitos
  • Compreendendo ELFE: fatos e mitos
  • Análise de necessidades e interesses e sua gradação
  • Fontes para a elaboração de cursos ELFE
  • Abordagem de ensinar e competências de ensinar línguas
  • Planejamento de cursos ELFE Reflexão sobre o curso

Interdisciplinaridade e Competências Profissionais e Socioemocionais: caminhos para projetos formativos

Categoria: Oficina
Carga horária: 20 horas
Modalidade: 💻  Online
Público-alvo: Professores do Ensino Superior Tecnológico; equipes de elaboração ou reestruturação de currículos de Cursos Superiores de Tecnologia
Metodologia: Exposição dialogada de conteúdos; Relato de Reflexões; Elaboração de Esquema de Projeto; Síntese de Conceitos; Leitura de Apoio
Programação de oferta: Turma com até 20 participantes

Objetivos

  • Identificar, discutir e sistematizar conceitos e estudos de caso sobre competências profissionais e socioemocionais.
  • Identificar, discutir e sistematizar conceitos e modelos para Projeto Formativo e Plano de Ações Discentes, como evidência do desenvolvimento de competências profissionais e socioemocionais de Cursos Superiores de Tecnologia do Centro Paula Souza.

Conteúdo programático

  • Relato de reflexões e perspectivas de aplicação de projetos formativos interdisciplinares em Cursos Superiores de Tecnologia
  • Elaboração de esquema de projeto interdisciplinar no escopo de Curso Superior de Tecnologia
  • Modelos esquemáticos de Projeto Formativo e de Plano de Ações Discentes como evidências do desenvolvimento de competências profissionais e de competências socioemocionais

Introdução sobre Direitos Autorais e Direitos de Uso

Categoria: Capacitação
Carga horária: 12 horas
Modalidade: 💻  Online
Público-alvo: Docentes, discentes e administrativos de Fatec
Metodologia: Conteúdo expositivo e exemplificativo com textos e vídeos
Programação de oferta: Turmas com 80 participantes

Objetivos

  • Entender conceitos básicos sobre Direitos Autorais e Direitos de Uso;
  • Identificar os direitos autorais e de uso em:
    • Em textos;
    • Em Imagens;
    • Em vídeos e áudio;
  • Discernir se um conteúdo pode ser utilizado, mesmo com citação, em um material autoral.

Conteúdo programático

  • O que são direitos autorais e de uso
  • Textos Impressos, Sites, Artigos Científicos, Sites de Notícias, Blogs e Wikis
  • Imagens, Utilização de Imagens, Imagens no Google, Imagens em Sites, Imagens em Facebook e similares
  • Imagens permitidas – Wikis com Creative Commons
  • Fotografias próprias, Utilização de Vídeos e Áudios, Fair use, Vídeos no Youtube, Utilizando Áudio (músicas)

IVES Cesu 2023 — International Virtual Exchange Symposium (Simpósio Internacional de Intercâmbios Virtuais)

Categoria: Evento – Simpósio
Carga horária: 3 horas
Modalidade: 💻  Online
Público-alvo: Professores, coordenadores e administradores de Etecs e Fatecs, assim como as comunidades nacionais e internacionais interessadas em Intercâmbios Virtuais.
Metodologia:
– Palestrantes pré-gravarão suas apresentações e estas serão apresentadas no dia 25 de maio com legendas em português
– Após a apresentação, os participantes estarão disponíveis para uma sessão de perguntas e respostas.
Programação de oferta: Data prevista 25 de maio das 9h às 12h

Objetivos

O IVES Cesu 2023 — International Virtual Exchange Symposium (Simpósio Internacional de Intercâmbios Virtuais) buscará trazer as perspectivas de nossos colaboradores internacionais quanto ao desenvolvimento, a evolução e reflexão sobre os PCIs/Cesu (também chamados de COIL ou Intercâmbio Virtual), realizados com as unidades das Fatecs.

Conteúdo programático

  • Serão convidados professores de 4 Fatecs para compartilharem suas experiências com os PCIs/Cesu;
  • Com base no aceite dos professores e suas experiências mais significativas, criaremos o conteúdo programático.

Jornada de Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu) 2023

Categoria: Evento – Jornada
Carga horária: 3 horas
Modalidade: 💻  Online
Público-alvo: Professores, coordenadores e administradores de Etecs e Fatecs, assim como as comunidades nacionais e internacionais interessadas em Intercâmbios Virtuais
Metodologia:
– Palestrantes pré-gravarão suas apresentações e estas serão apresentadas no dia 05 de outubro com legendas em inglês.
– Após a apresentação, os participantes estarão disponíveis para uma sessão de perguntas e respostas.
Programação de oferta: 40 participantes.

Objetivos

A Jornada de Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu) buscará trazer as perspectivas dos professores das Fatecs quanto ao desenvolvimento, evolução e reflexão sobre os PCIs/Cesu (também chamados de COIL ou Intercâmbio Virtual), realizados com nossos colaboradores internacionais.

Conteúdo programático

  • Serão convidados professores de 4 Fatecs para compartilharem suas experiências com os PCIs/Cesu;
  • Com base no aceite dos professores e suas experiências mais significativas, criaremos o conteúdo programático.

Língua, Normas e Organização Textual

Categoria: Capacitação
Carga horária: 25 horas
Modalidade: 🙋‍♂️ + 💻  Híbrido
Público-alvo: Administrativos Cesu
Metodologia: Exposição dialogada por meio de textos, debates, vídeos e exercícios.
Programação de oferta: Turmas com 25 participantes, 3 encontros presenciais e restante assíncrono

Objetivos

A formação possui o objetivo de trazer reflexões a respeito da língua portuguesa, contemplando as transformações e normatizações a que ela está sujeita e, dessa forma, promover a escrita adequada ao contexto profissional em suas diferentes situações. 

Conteúdo programático

  • Língua e linguagem;
  • Normas e padrões;
  • A redação oficial;
  • Coesão e coerência;
  • Vícios de linguagem.

Metodologias Ativas – PBL Project Based Learnig

Categoria: Oficina
Carga horária: 3 horas
Modalidade: 🙋‍♂️  Presencial
Público-alvo: Professores de Etec e Fatec
Metodologia: Abordagem por problemas, abordagem por projetos
Programação de oferta: junho/2023 – novembro/2023

Objetivos

Realizar a prática da abordagem por projetos em aulas presenciais

Conteúdo programático

  • Metodologias ativas
  • A Abordagem de projetos: conceito, características, tipos, diretrizes, etapas
  • Como aplicar
  • Experimentação da abordagem por projetos
  • Compartilhamento das experiências

Metodologias Ativas – PBL Project Based Learnig

Categoria: Oficina
Carga horária: 3 horas
Modalidade: 💻  Online
Público-alvo: Professores de Etec e Fatec
Metodologia: Abordagem por problemas, abordagem por projetos
Programação de oferta: junho/2023 – novembro/2023

Objetivos

Realizar a prática da abordagem por projetos em aulas presenciais

Conteúdo programático

  • Metodologias ativas
  • A Abordagem de projetos: conceito, características, tipos, diretrizes, etapas
  • Como aplicar
  • Experimentação da abordagem por projetos
  • Compartilhamento das experiências

Metodologias Ativas – Sala de aula Invertida

Categoria: Oficina
Carga horária: 3 horas
Modalidade: 🙋‍♂️ + 💻  Híbrido
Público-alvo: Professores de Etec e Fatec 
Metodologia: Sala de aula invertida
Programação de oferta: março/2023 

Objetivos

Praticar a sala de aula invertida.

Conteúdo programático

  • Conceitos práticos 
  • Aplicação 
  • Desenvolver competências autônomas 
  • 4 pilares da sala de aula invertida 
  • Estratégias de utilização

Perfil e Competências do Tecnólogo: conceitos e verbos para redação

Categoria: Oficina
Carga horária: 2 horas
Modalidade: 💻  Online
Público-alvo: Coordenadores de Projetos de Estruturação e Reestruturação de Cursos; Gestores Pedagógicos Regionais – Fatecs do CPS
Metodologia: Exposição dialogada de conteúdos; Estudo de Caso; Leitura de Apoio
Programação de oferta: Turma com até 20 participantes

Objetivos

Pesquisar e sistematizar características do perfil do tecnólogo e verbos para redação das competências, visando à elaboração e à reestruturação de currículo de cursos.

Conteúdo programático

  • Perfil do Tecnólogo: competências e atuação profissional para o desenvolvimento
    • LDB: os níveis da Educação Profissional e Tecnológica
    • DCNs – CSTs – Resolução CNE/ CP nº 1/2021: definição de competência profissional´ nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais
    • Diretrizes para os Cursos de Graduação das Fatecs do Centro Paula Souza: Deliberação Ceeteps nº 70/2021: definição de ´competência profissional´  
    • Características do Perfil Geral do Tecnólogo
  • Verbos para as competências
    • Dicas práticas para a redação de competências
    • Exemplos: coletânea de verbos para competências dos CSTsParte prática – Estudo de Caso:
  • Perfil do Tecnólogo em PROCESSOS ESCOLARES
  • Referências, fontes e bibliografia sugerida   

Perfil e Competências do Tecnólogo: Parte 2 – Ênfase Prática

Categoria: Oficina
Carga horária: 2 horas
Modalidade: 💻  Online
Público-alvo: Coordenadores de Projetos de Estruturação e Reestruturação de Cursos; Gestores Pedagógicos Regionais – Fatecs do CPS
Metodologia: Exposição dialogada de conteúdos; Estudo de Caso; Leitura de Apoio
Programação de oferta: Turma com até 20 participantes

Objetivos

Pesquisar e sistematizar características do perfil do Tecnólogo para redação das competências de cursos específicos da Unidade de Ensino.

Conteúdo programático

  • Características da formação e atuação do Tecnólogo
  • Estudo de caso: “Perfil e Competências dos Cursos Superiores de Tecnologia específicos da Unidade de Ensino”
  • Apresentação e discussão sobre referências, fontes e bibliografia sugerida

Plano de Ensino por Competências

Categoria: Oficina
Carga horária: 2,5 horas
Modalidade: 🙋‍♂️  Presencial
Público-alvo: Professores de Etec e Fatec
Metodologia: Design thinking
Programação de oferta: maio/2023 – outubro/2023

Objetivos

Elaborar plano de ensino por competências com o uso do Canvas

Conteúdo programático

  • Conceito de competências
  • Como desenvolver competências
  • Canvas de plano de ensino por competências
  • Elaboração do plano de ensino por competências

Plano de Ensino por Competências

Categoria: Oficina
Carga horária: 2,5 horas
Modalidade: 💻  Online
Público-alvo: Professores de Etec e Fatec
Metodologia: Design thinking
Programação de oferta: abril/2023 – setembro/2023

Objetivos

Elaborar plano de ensino por competências com o uso do Canvas

Conteúdo programático

  • Conceito de competências
  • Como desenvolver competências
  • Canvas de plano de ensino por competências
  • Elaboração do plano de ensino por competências

Resumo Indicativo e Mapeamento de Competências e Atribuições das Áreas Administrativas

Categoria: Capacitação
Carga horária: 20 horas
Modalidade: 🙋‍♂️ + 💻  Híbrido
Público-alvo: Coordenadores de Projetos de áreas pedagógicas e administrativas; Servidores em geral que utilizam texto escrito como forma de comunicação com públicos diversos; interessados em geral em produção e divulgação técnica, científica e tecnológica.
Metodologia: Exposição dialogada de conteúdos; Estudo de Caso; Atividade de Elaboração de Resumo; Atividade de Elaboração de Mapa Conceitual; Leitura de Apoio
Programação de oferta: Turma com até 20 participantes

Objetivos

  • Interpretar e aplicar normas técnicas para redação de resumos indicativos.
  • A partir dos resumos indicativos, desenvolver estudo de caso referente a mapeamento de competências e atribuições das áreas administrativas.

Conteúdo programático

  • Apresentação da Oficina “Resumo Indicativo e Mapeamento de Competências e Atribuições das Áreas Administrativas”
  • Apresentação sintética: o gênero textual resumo com ênfase no tipo indicativo
  • Norma Técnica da ABNT: Resumo – NBR 6028:2021
  • Exemplificação para o Setor Público
  • Análise de legislação e textos técnicos sobre competências e atribuições administrativas
  • Atividade em pares: elaboração de resumo indicativo e mapas conceituais de competências e atribuições
  • Discussão coletiva
  • Apresentação e Discussão das Referências

Resumo Técnico Sem Complicação

Categoria: Oficina
Carga horária: 10 horas
Modalidade: 🙋‍♂️ + 💻  Híbrido
Público-alvo: Coordenadores de Projetos de áreas pedagógicas e administrativas; Servidores em geral que utilizam texto escrito como forma de comunicação com públicos diversos; interessados em geral em produção e divulgação técnica, científica e tecnológica.
Metodologia: Exposição dialogada de conteúdos; Estudo de Caso; Atividade de Elaboração de Resumo; Leitura de Apoio
Programação de oferta: Turma com até 20 participantes

Objetivos

Pesquisar, interpretar e aplicar normas técnicas para redação de resumos em trabalhos acadêmicos, técnicos e de divulgação.

Conteúdo programático

  • Apresentação da “Oficina Resumo Técnico Sem Complicação”: objetivo e atividades
  • Apresentação sintética: o gênero textual resumo
  • Norma Técnica da ABNT: Resumo – NBR 6028:2021
  • Exemplificação para o Setor Público
  • Análise de artigo e capítulo de livro
  • Atividade em pares: elaboração de resumo
  • Discussão coletiva
  • Apresentação e discussão das referências

VI CBTecLE – Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica

Categoria: Evento – Congresso
Carga horária: 20 horas / dias 13 a 15 de setembro de 2023
Modalidade: 🙋‍♂️  Presencial
Público-alvo: professores e pesquisadores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica e na Formação de Professores.
Metodologia:
– Palestras e mesas redondas com a participação de pesquisadores provenientes de instituições dedicadas à pesquisa relacionada ao tema do evento.
– Minicursos.
– Comunicação individual e em grupos para apresentação de pesquisas sobre o tema.
– Apresentação de pôsteres
Programação de oferta: evento bianual

Objetivos

o CBTecLE é atualmente referência para pesquisadores e docentes de instituições brasileiras que atuam no ensino de línguas estrangeiras nos contextos do ensino técnico e superior tecnológico. A realização de cada edição deste evento fornece continuidade às ações que tiveram início desde a primeira edição, trazendo para o centro das discussões o ensino de línguas estrangeiras em tempo de mobilidade global com destaque para tecnologias, metodologia e trabalho.

Conteúdo programático

  • Formação de professores de línguas para fins específicos
  • Análise e elaboração de materiais didáticos para a educação técnica e tecnológica
  • Ensino de línguas para fins específicos
  • Metodologias ativas e o ensino de línguas
  • Abordagem comunicativa e o desenvolvimento da autonomia no aprendizado
  • A construção do conhecimento no ensino de línguas
  • Narrativas de aprendizagem de línguas na educação técnica e tecnológica
  • Ensino de línguas e as novas práticas discursivas
  • Experiências Interdisciplinares na educação técnica e tecnológica
  • Ensino e aprendizagem de línguas em contextos de necessidades especiais
  • Formação continuada de professores em contexto técnico e tecnológico
  • Avaliação em contextos de ensino e aprendizagem de línguas
  • Desafios tecnológicos na educação profissional
  • Multimodalidade e multiletramento no ensino de línguas
  • Planejamento e organização curricular em contexto técnico e tecnológico
  • Aprendizagem de línguas em contexto de mobilidade internacional
  • Desenvolvimento de competências na formação profissional

Utilização de Impressora 3D

Categoria: Capacitação
Carga horária: 6 horas
Modalidade: 💻  Online
Público-alvo: Professores de Etec e Fatec
Metodologia: Assíncrona
Programação de oferta: periódico

Objetivos

  • Capacitar docentes para bom uso das impressoras 3D e promoção do processo de ensino-aprendizagem por meio do uso deste recurso.

Conteúdo programático

  • Processo de ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias, é oferecido este treinamento, em parceria com a empresa desenvolvedora da impressora 3D.