Catálogo Formação Continuada – Cesu
As capacitações relacionadas a seguir foram veiculadas pela Cesu e agora compôem o catálogo para consulta.

Autocad 2d e 3d
Categoria: Capacitação
Carga horária: 36 horas
Modalidade: 💻 Online
Público-alvo: Professores de Etec e Fatec
Metodologia: Expositiva, Explicativa e dialogada.
Programação de oferta: periódico
Objetivos
- Conceitos básicos de desenho técnico, criação da sua conta educacional na Autodesk, bem como utilizar alguns conceitos básicos sobre o AutoCad.
Conteúdo programático
- Entender o conceito de AutoCad;
- Conhecer as versões do AutoCad existentes;
- Visualizar as telas iniciais do software em suas versões;
- Entender o processo de criação da conta educacional;
- Relacionar conceitos básicos do desenho técnico.

Competências tecnológicas e capacidades cognitivas para ensino superior
Categoria: Capacitação
Carga horária: 2 horas
Modalidade: 💻 Online
Público-alvo: Professores do Ensino Superior Tecnológico; equipes de elaboração ou reestruturação de currículos de Cursos Superiores de Tecnologia
Metodologia: Exposição dialogada de conteúdos; Estudo de Caso; Síntese de Conceitos; Leitura de Apoio
Programação de oferta: Turma com até 20 participantes
Objetivos
- Identificar, discutir e sistematizar conceitos e estudos de caso sobre competências e trilhas de competências tecnológicas.
Conteúdo programático
- Competências e trilhas de competências tecnológicas: introdução
- Capacidades cognitivas em trilhas de competências tecnológicas: introdução

Currículo por Competências
Categoria: Oficina
Carga horária: 3 horas
Modalidade: 🙋♂️ Presencial
Público-alvo: Professores de Etec e Fatec
Metodologia: Design thinking
Programação de oferta: maio/2023 – outubro/2023
Objetivos
- Elaborar proposta curricular com a abordagem das competências
Conteúdo programático
- Pressupostos legais e teóricos do currículo por competências
- Matriz SIGMA: conceitos e práticas
- Elaboração da Matriz SIGMA a partir de um curso piloto

Currículo por Competências
Categoria: Oficina
Carga horária: 3 horas
Modalidade: 💻 Online
Público-alvo: Professores de Etec e Fatec
Metodologia: Design thinking
Programação de oferta: maio/2023 – outubro/2023
Objetivos
- Elaborar proposta curricular com a abordagem das competências
Conteúdo programático
- Pressupostos legais e teóricos do currículo por competências
- Matriz SIGMA: conceitos e práticas
- Elaboração da Matriz SIGMA a partir de um curso piloto

Desenvolvendo Competências Socioemocionais no Contexto da Qualidade
Categoria: Capacitação
Carga horária: 8 horas
Modalidade: 💻 Online
Público-alvo: Docentes e coordenadores de Fatec
Metodologia: Conteúdo expositivo e exemplificativo com textos e vídeos.
Programação de oferta: turma com 40 participantes.
Objetivos
- Incorporar o conceito “monozukuri” e “hitozukuri” de uma forma simples, com suas diversas abordagens e múltiplas dimensões, permitindo aos docentes a construção de uma visão crítica e reflexiva, além do conhecimento de técnicas para análise, gestão e melhoria da qualidade com intuito de uma mudança comportamental.
Conteúdo programático
- Filosofias Hitozukuri e Monozukuri
- A cultura de uma empresa
- A qualidade e o comportamento 4.0
- TPS – Sistema Toyota de Produção
- Canvas PDCA – Melhoria Contínua
- Avaliação por competências

Diretores de Fatec
Categoria: Curso de Aperfeiçoamento
Carga horária: 180 horas
Modalidade: 🙋♂️ + 💻 Híbrido
Público-alvo: Fatec
Metodologia: Expositiva, Explicativa e dialogada
Programação de oferta: abril/2023
Objetivos
- Promover o planejamento do currículo dos Cursos Superiores de Tecnologia e implementação das ações de coordenação atendendo às diretrizes educacionais e institucionais.
Conteúdo programático
- Estrutura Institucional do Centro Paula Souza
- Política de Gestão de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica do CEETEPS
- Administrativo
- Área de parcerias e convênios
- Bolsas de Iniciação Científica e Monitoria | Arinter
- Gestão das Unidades
- Liderança
- Estrutura de Educação Profissional Tecnológica: Legislação, Currículo e Avaliação e Regulação

Coordenadores de Fatec
Categoria: Curso de Aperfeiçoamento
Carga horária: 180 horas
Modalidade: 💻 Online
Público-alvo: Fatec
Metodologia: Expositiva, Explicativa e dialogada – Aplicação de Metodologias Ativas nos módulos.
Programação de oferta: maio/2023
Objetivos
- Promover o planejamento do currículo dos Cursos Superiores de Tecnologia e implementação das ações de coordenação atendendo às diretrizes educacionais e institucionais.
Conteúdo programático
- A legislação aplicada à Educação Profissional Tecnológica
- Metodologia do currículo por competências
- Recursos digitais nos processos de ensino aprendizagem
- Metodologias ativas: conceitos e práticas
- Instrumentos de avaliação dos Cursos Superiores de Tecnologia do CPS

Diretrizes Projeto Integrador
Categoria: Capacitação
Carga horária: 2 horas
Modalidade: 💻 Online
Público-alvo: Professores de Etec e Fatec
Metodologia: abordagem por problemas, abordagem por projetos
Programação de oferta: agosto/2023
Objetivo
- Realizar a prática da abordagem por projetos em aulas presenciais
Conteúdo programático
- A abordagem de projetos: conceito, características, tipos, diretrizes, etapas
- Projeto Integrador: como aplicar
- Exemplos

Ensino de Línguas para Fins Específicos – ELFE
Categoria: Capacitação
Carga horária: 40 horas
Modalidade: 💻 Online
Público-alvo: Professores indeterminados, de inglês e de espanhol, de Fatec e Etec, em efetivo exercício.
Metodologia: os professores participantes farão reflexão na ação e compartilharão seu aprendizado e suas experiências com o grupo. Durante o curso será realizado um trabalho com: programa de leituras, vídeos seguidos de discussão e propostas de inovação da linha pessoal de trabalho dos participantes.
Programação de oferta: turma com 40 participantes.
Objetivos
- Oferecer um espaço aos professores para, através de um menu de leituras e de discussão, planejarem e ministrarem aulas de língua estrangeira (inglês e espanhol) baseadas no levantamento de necessidades do setor produtivo criando, desse modo, oportunidades para o desenvolvimento de competências de ensinar em contexto de especificidade tecnológica.
Conteúdo programático
- Boas-vindas. Uma palavra sobre formação
- Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
- O papel das línguas estrangeiras na EPT
- ELFE, LinFE, ESP, instrumental: significam a mesma coisa?
- Compreendendo ELFE: fatos e mitos
- Compreendendo ELFE: fatos e mitos
- Análise de necessidades e interesses e sua gradação
- Fontes para a elaboração de cursos ELFE
- Abordagem de ensinar e competências de ensinar línguas
- Planejamento de cursos ELFE Reflexão sobre o curso

Interdisciplinaridade e Competências Profissionais e Socioemocionais: caminhos para projetos formativos
Categoria: Oficina
Carga horária: 20 horas
Modalidade: 💻 Online
Público-alvo: Professores do Ensino Superior Tecnológico; equipes de elaboração ou reestruturação de currículos de Cursos Superiores de Tecnologia
Metodologia: Exposição dialogada de conteúdos; Relato de Reflexões; Elaboração de Esquema de Projeto; Síntese de Conceitos; Leitura de Apoio
Programação de oferta: Turma com até 20 participantes
Objetivos
- Identificar, discutir e sistematizar conceitos e estudos de caso sobre competências profissionais e socioemocionais.
- Identificar, discutir e sistematizar conceitos e modelos para Projeto Formativo e Plano de Ações Discentes, como evidência do desenvolvimento de competências profissionais e socioemocionais de Cursos Superiores de Tecnologia do Centro Paula Souza.
Conteúdo programático
- Relato de reflexões e perspectivas de aplicação de projetos formativos interdisciplinares em Cursos Superiores de Tecnologia
- Elaboração de esquema de projeto interdisciplinar no escopo de Curso Superior de Tecnologia
- Modelos esquemáticos de Projeto Formativo e de Plano de Ações Discentes como evidências do desenvolvimento de competências profissionais e de competências socioemocionais

Introdução sobre Direitos Autorais e Direitos de Uso
Categoria: Capacitação
Carga horária: 12 horas
Modalidade: 💻 Online
Público-alvo: Docentes, discentes e administrativos de Fatec
Metodologia: Conteúdo expositivo e exemplificativo com textos e vídeos
Programação de oferta: Turmas com 80 participantes
Objetivos
- Entender conceitos básicos sobre Direitos Autorais e Direitos de Uso;
- Identificar os direitos autorais e de uso em:
- Em textos;
- Em Imagens;
- Em vídeos e áudio;
- Discernir se um conteúdo pode ser utilizado, mesmo com citação, em um material autoral.
Conteúdo programático
- O que são direitos autorais e de uso
- Textos Impressos, Sites, Artigos Científicos, Sites de Notícias, Blogs e Wikis
- Imagens, Utilização de Imagens, Imagens no Google, Imagens em Sites, Imagens em Facebook e similares
- Imagens permitidas – Wikis com Creative Commons
- Fotografias próprias, Utilização de Vídeos e Áudios, Fair use, Vídeos no Youtube, Utilizando Áudio (músicas)

IVES Cesu 2023 — International Virtual Exchange Symposium (Simpósio Internacional de Intercâmbios Virtuais)
Categoria: Evento – Simpósio
Carga horária: 3 horas
Modalidade: 💻 Online
Público-alvo: Professores, coordenadores e administradores de Etecs e Fatecs, assim como as comunidades nacionais e internacionais interessadas em Intercâmbios Virtuais.
Metodologia:
- Palestrantes pré-gravarão suas apresentações e estas serão apresentadas no dia 25 de maio com legendas em português
- Após a apresentação, os participantes estarão disponíveis para uma sessão de perguntas e respostas.
Programação de oferta: Data prevista 25 de maio das 9h às 12h
Objetivos
- O IVES Cesu 2023 — International Virtual Exchange Symposium (Simpósio Internacional de Intercâmbios Virtuais) buscará trazer as perspectivas de nossos colaboradores internacionais quanto ao desenvolvimento, a evolução e reflexão sobre os PCIs/Cesu (também chamados de COIL ou Intercâmbio Virtual), realizados com as unidades das Fatecs.
Conteúdo programático
- Serão convidados professores de 4 Fatecs para compartilharem suas experiências com os PCIs/Cesu;
- Com base no aceite dos professores e suas experiências mais significativas, criaremos o conteúdo programático.

Jornada de Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu) 2023
Categoria: Evento – Jornada
Carga horária: 3 horas
Modalidade: 💻 Online
Público-alvo: Professores, coordenadores e administradores de Etecs e Fatecs, assim como as comunidades nacionais e internacionais interessadas em Intercâmbios Virtuais
Metodologia:
- Palestrantes pré-gravarão suas apresentações e estas serão apresentadas no dia 05 de outubro com legendas em inglês.
- Após a apresentação, os participantes estarão disponíveis para uma sessão de perguntas e respostas.
Programação de oferta: 40 participantes.
Objetivos
- A Jornada de Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu) buscará trazer as perspectivas dos professores das Fatecs quanto ao desenvolvimento, evolução e reflexão sobre os PCIs/Cesu (também chamados de COIL ou Intercâmbio Virtual), realizados com nossos colaboradores internacionais.
Conteúdo programático
- Serão convidados professores de 4 Fatecs para compartilharem suas experiências com os PCIs/Cesu;
- Com base no aceite dos professores e suas experiências mais significativas, criaremos o conteúdo programático.

Língua, Normas e Organização Textual
Categoria: Capacitação
Carga horária: 25 horas
Modalidade: 🙋♂️ + 💻 Híbrido
Público-alvo: Administrativos Cesu
Metodologia: Exposição dialogada por meio de textos, debates, vídeos e exercícios.
Programação de oferta: Turmas com 25 participantes
3 encontros presenciais e restante assíncrono
Objetivos
- A formação possui o objetivo de trazer reflexões a respeito da língua portuguesa, contemplando as transformações e normatizações a que ela está sujeita e, dessa forma, promover a escrita adequada ao contexto profissional em suas diferentes situações.
Conteúdo programático
- Língua e linguagem;
- Normas e padrões;
- A redação oficial;
- Coesão e coerência;
- Vícios de linguagem.

Metodologias Ativas – PBL Project Based Learnig
Categoria: Oficina
Carga horária: 3 horas
Modalidade: 🙋♂️ Presencial
Público-alvo: Professores de Etec e Fatec
Metodologia: Abordagem por problemas, abordagem por projetos
Programação de oferta: junho/2023 – novembro/2023
Objetivos
- Realizar a prática da abordagem por projetos em aulas presenciais
Conteúdo programático
- Metodologias ativas
- A Abordagem de projetos: conceito, características, tipos, diretrizes, etapas
- Como aplicar
- Experimentação da abordagem por projetos
- Compartilhamento das experiências

Metodologias Ativas – PBL Project Based Learnig
Categoria: Oficina
Carga horária: 3 horas
Modalidade: 💻 Online
Público-alvo: Professores de Etec e Fatec
Metodologia: Abordagem por problemas, abordagem por projetos
Programação de oferta: junho/2023 – novembro/2023
Objetivos
- Realizar a prática da abordagem por projetos em aulas presenciais
Conteúdo programático
- Metodologias ativas
- A Abordagem de projetos: conceito, características, tipos, diretrizes, etapas
- Como aplicar
- Experimentação da abordagem por projetos
- Compartilhamento das experiências

Metodologias Ativas – Sala de aula Invertida
Categoria: Oficina
Carga horária: 3 horas
Modalidade: 🙋♂️ + 💻 Híbrido
Público-alvo: Professores de Etec e Fatec
Metodologia: Sala de aula invertida
Programação de oferta: março/2023
Objetivos
- Praticar a sala de aula invertida.
Conteúdo programático
- Conceitos práticos
- Aplicação
- Desenvolver competências autônomas
- 4 pilares da sala de aula invertida
- Estratégias de utilização

Perfil e Competências do Tecnólogo: conceitos e verbos para redação
Categoria: Oficina
Carga horária: 2 horas
Modalidade: 💻 Online
Público-alvo: Coordenadores de Projetos de Estruturação e Reestruturação de Cursos; Gestores Pedagógicos Regionais – Fatecs do CPS
Metodologia: Exposição dialogada de conteúdos; Estudo de Caso; Leitura de Apoio
Programação de oferta: Turma com até 20 participantes
Objetivos
- Pesquisar e sistematizar características do perfil do tecnólogo e verbos para redação das competências, visando à elaboração e à reestruturação de currículo de cursos.
Conteúdo programático
- Perfil do Tecnólogo: competências e atuação profissional para o desenvolvimento
- LDB: os níveis da Educação Profissional e Tecnológica
- DCNs – CSTs – Resolução CNE/ CP nº 1/2021: definição de competência profissional´ nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais
- Diretrizes para os Cursos de Graduação das Fatecs do Centro Paula Souza: Deliberação Ceeteps nº 70/2021: definição de ´competência profissional´
- Características do Perfil Geral do Tecnólogo
- Verbos para as competências
- Dicas práticas para a redação de competências
- Exemplos: coletânea de verbos para competências dos CSTsParte prática – Estudo de Caso:
- Perfil do Tecnólogo em PROCESSOS ESCOLARES
- Referências, fontes e bibliografia sugerida

Perfil e Competências do Tecnólogo: Parte 2 – Ênfase Prática
Categoria: Oficina
Carga horária: 2 horas
Modalidade: 💻 Online
Público-alvo: Coordenadores de Projetos de Estruturação e Reestruturação de Cursos; Gestores Pedagógicos Regionais – Fatecs do CPS
Metodologia: Exposição dialogada de conteúdos; Estudo de Caso; Leitura de Apoio
Programação de oferta: Turma com até 20 participantes
Objetivos
- Pesquisar e sistematizar características do perfil do Tecnólogo para redação das competências de cursos específicos da Unidade de Ensino.
Conteúdo programático
- Características da formação e atuação do Tecnólogo
- Estudo de caso: “Perfil e Competências dos Cursos Superiores de Tecnologia específicos da Unidade de Ensino”
- Apresentação e discussão sobre referências, fontes e bibliografia sugerida

Plano de Ensino por Competências
Categoria: Oficina
Carga horária: 2,5 horas
Modalidade: 🙋♂️ Presencial
Público-alvo: Professores de Etec e Fatec
Metodologia: Design thinking
Programação de oferta: maio/2023 – outubro/2023
Objetivos
- Elaborar plano de ensino por competências com o uso do Canvas
Conteúdo programático
- Conceito de competências
- Como desenvolver competências
- Canvas de plano de ensino por competências
- Elaboração do plano de ensino por competências

Plano de Ensino por Competências
Categoria: Oficina
Carga horária: 2,5 horas
Modalidade: 💻 Online
Público-alvo: Professores de Etec e Fatec
Metodologia: Design thinking
Programação de oferta: abril/2023 – setembro/2023
Objetivos
- Elaborar plano de ensino por competências com o uso do Canvas
Conteúdo programático
- Conceito de competências
- Como desenvolver competências
- Canvas de plano de ensino por competências
- Elaboração do plano de ensino por competências

Resumo Indicativo e Mapeamento de Competências e Atribuições das Áreas Administrativas
Categoria: Capacitação
Carga horária: 20 horas
Modalidade: 🙋♂️ + 💻 Híbrido
Público-alvo: Coordenadores de Projetos de áreas pedagógicas e administrativas; Servidores em geral que utilizam texto escrito como forma de comunicação com públicos diversos; interessados em geral em produção e divulgação técnica, científica e tecnológica.
Metodologia: Exposição dialogada de conteúdos; Estudo de Caso; Atividade de Elaboração de Resumo; Atividade de Elaboração de Mapa Conceitual; Leitura de Apoio
Programação de oferta: Turma com até 20 participantes
Objetivos
- Interpretar e aplicar normas técnicas para redação de resumos indicativos.
- A partir dos resumos indicativos, desenvolver estudo de caso referente a mapeamento de competências e atribuições das áreas administrativas.
Conteúdo programático
- Apresentação da Oficina “Resumo Indicativo e Mapeamento de Competências e Atribuições das Áreas Administrativas”
- Apresentação sintética: o gênero textual resumo com ênfase no tipo indicativo
- Norma Técnica da ABNT: Resumo – NBR 6028:2021
- Exemplificação para o Setor Público
- Análise de legislação e textos técnicos sobre competências e atribuições administrativas
- Atividade em pares: elaboração de resumo indicativo e mapas conceituais de competências e atribuições
- Discussão coletiva
- Apresentação e Discussão das Referências

Resumo Técnico Sem Complicação
Categoria: Oficina
Carga horária: 10 horas
Modalidade: 🙋♂️ + 💻 Híbrido
Público-alvo: Coordenadores de Projetos de áreas pedagógicas e administrativas; Servidores em geral que utilizam texto escrito como forma de comunicação com públicos diversos; interessados em geral em produção e divulgação técnica, científica e tecnológica.
Metodologia: Exposição dialogada de conteúdos; Estudo de Caso; Atividade de Elaboração de Resumo; Leitura de Apoio
Programação de oferta: Turma com até 20 participantes
Objetivos
- Pesquisar, interpretar e aplicar normas técnicas para redação de resumos em trabalhos acadêmicos, técnicos e de divulgação.
Conteúdo programático
- Apresentação da “Oficina Resumo Técnico Sem Complicação”: objetivo e atividades
- Apresentação sintética: o gênero textual resumo
- Norma Técnica da ABNT: Resumo – NBR 6028:2021
- Exemplificação para o Setor Público
- Análise de artigo e capítulo de livro
- Atividade em pares: elaboração de resumo
- Discussão coletiva
- Apresentação e discussão das referências

VI CBTecLE – Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica
Categoria: Evento – Congresso
Carga horária: 20 horas / dias 13 a 15 de setembro de 2023
Modalidade: 🙋♂️ Presencial
Público-alvo: professores e pesquisadores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica e na Formação de Professores.
Metodologia:
- Palestras e mesas redondas com a participação de pesquisadores provenientes de instituições dedicadas à pesquisa relacionada ao tema do evento.
- Minicursos.
- Comunicação individual e em grupos para apresentação de pesquisas sobre o tema.
- Apresentação de pôsteres
Programação de oferta: evento bianual
Objetivos
- o CBTecLE é atualmente referência para pesquisadores e docentes de instituições brasileiras que atuam no ensino de línguas estrangeiras nos contextos do ensino técnico e superior tecnológico. A realização de cada edição deste evento fornece continuidade às ações que tiveram início desde a primeira edição, trazendo para o centro das discussões o ensino de línguas estrangeiras em tempo de mobilidade global com destaque para tecnologias, metodologia e trabalho.
Conteúdo programático
- Formação de professores de línguas para fins específicos
- Análise e elaboração de materiais didáticos para a educação técnica e tecnológica
- Ensino de línguas para fins específicos
- Metodologias ativas e o ensino de línguas
- Abordagem comunicativa e o desenvolvimento da autonomia no aprendizado
- A construção do conhecimento no ensino de línguas
- Narrativas de aprendizagem de línguas na educação técnica e tecnológica
- Ensino de línguas e as novas práticas discursivas
- Experiências Interdisciplinares na educação técnica e tecnológica
- Ensino e aprendizagem de línguas em contextos de necessidades especiais
- Formação continuada de professores em contexto técnico e tecnológico
- Avaliação em contextos de ensino e aprendizagem de línguas
- Desafios tecnológicos na educação profissional
- Multimodalidade e multiletramento no ensino de línguas
- Planejamento e organização curricular em contexto técnico e tecnológico
- Aprendizagem de línguas em contexto de mobilidade internacional
- Desenvolvimento de competências na formação profissional

Utilização de Impressora 3D
Categoria: Capacitação
Carga horária: 6 horas
Modalidade: 💻 Online
Público-alvo: Professores de Etec e Fatec
Metodologia: Assíncrona
Programação de oferta: periódico
Objetivos
- Capacitar docentes para bom uso das impressoras 3D e promoção do processo de ensino-aprendizagem por meio do uso deste recurso.
Conteúdo programático
- Processo de ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias, é oferecido este treinamento, em parceria com a empresa desenvolvedora da impressora 3D.