CBTecLE


A CESU, Unidade do Ensino Superior de Graduação, é um departamento do Centro Paula Souza que conta com a Coordenação de Línguas, responsável pelas ações que envolvem o ensino e a aprendizagem de línguas no contexto das Faculdades de Tecnologia.

Dentre suas ações há a realização do Congresso CBTecLE (Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica). O Congresso CBTecLE acontece a cada dois anos e é sediado em FATECs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) e visa estimular a pesquisa a respeito do ensino e aprendizagem de línguas nos contextos técnico e tecnológico, assim como a divulgação de seus resultados em âmbito nacional.

VI CBTecLE

O CBTecLE – Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica terá sua sexta edição realizada nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2023 na FATEC Guaratinguetá. Esta edição presencial apresenta como tema: “Línguas e aprendizagem global” e traz como dinâmica o compartilhamento de experiências e discussões sobre tendências metodológicas para o ensino-aprendizagem de línguas em contexto profissional e globalizado.

Poderão se inscrever no evento: docentes da área de línguas, profissionais da educação técnica e tecnológica e pesquisadores de áreas afins de instituições brasileiras e internacionais.

Eixos Temáticos para Submissão de Trabalhos:

  • COIL e Intercâmbios Virtuais
  • Abordagens voltadas à internacionalização
  • Formação de professores de línguas
  • Criação de material didático
  • Pesquisa na Educação Técnica e Tecnológica voltadas para a aprendizagem global
  • Línguas para fins específicos
  • EMI – English as a Medium of Instruction
  • Metodologias ativas e o ensino de línguas

A taxa de inscrição para ouvintes é de R$50,00 e a taxa para apresentação de trabalhos é R$70,00.

Inscrições: https://www.fatecguaratingueta.edu.br/cbtecle/

Além do Congresso, a Coordenação de Línguas é mantenedora da Revista CBTecLE, com publicação semestral e Qualis B1. Acesse https://revista.cbtecle.com.br/