Cesu realiza Simpósio Internacional de Intercâmbios Virtuais

Chamada para o IVES 2022 com Line-up

Em 8 de dezembro, das 9 às 16h, a equipe dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu) realiza o IVES Cesu 2022 – International Virtual Exchange Symposium (Simpósio Internacional de Intercâmbios Virtuais).

As inscrições ficam abertas, até o próprio dia do evento, no Even3: https://www.even3.com.br/ivescesu/.

Com mediação do coordenador dos PCIs/Cesu, Osvaldo Succi Junior, e cerimonial de Renata Cardias (Cesu) e Regiane Camargo Moreira (PCIs/Cesu), a abertura do evento conta com as participações de Rafael Ferreira Alves, coordenador técnico da Cesu; Sally Crimmins-Villela, vicechanceler associada para assuntos globais e executiva internacional sênior da State University of New York (SUNY); Marta Iglesis Farrero, assessora de relações internacionais da ARInter – CPS; André Luiz Braun Galvão, diretor do Departamento Acadêmico Pedagógico da Cesu e Mariane Teixeira, coordenadora de Línguas e Projetos Internacionais da Cesu.


A parte da manhã será dedicada aos relatos de parceiros internacionais das Fatecs na realização de PCIs (conhecidos internacionalmente como Collaborative Online International Learning, COIL).

Participam as seguintes Instituições de Ensino Superior:
Tianjin Normal University (China), Symbiosis International (Índia), Durban University of Technology (África do Sul), SUNY COIL Center (EUA) e Uniminuto (Colômbia).

Às 13h, Osvaldo Succi Junior apresenta o Eixo de Línguas e Projetos Internacionais da Cesu, no qual se inserem os PCIs. Em seguida, as gestoras pedagógicas regionais Danila Bertolin, Fernanda Coelho e Juliana Tonon comentam sobre os PCIs nas Fatecs de suas regiões.

Às 14h, a experiência de levar os Intercâmbios Virtuais, realizados nas Fatecs desde 2013, para alunos de Etecs no Programa de Aprendizagem Colaborativa Internacional (ProCin) iniciado em 2021, será relatada por Isabel Cristina Contro Castaldo, da ARInter.

Por fim, professores de Fatecs compartilham suas práticas em PCIs:
Rose Maria Duda (Fatec Jaboticabal) fala sobre colaborações com a Universidad El Bosque e o Instituto Superior de Educación Rural, ambos na Colômbia. Leysiane Cristina Pavani Pazini (Fatec Garça) conta sobre o projeto com Setsunan University, no Japão. Jorge Fernando Tenório e Mauro Yuji Ohara (Fatec Franco da Rocha) relatam o PCI realizado com a Universidade de Economia da Cracóvia, na Polônia.

O IVES Cesu 2022 será gravado e disponibilizado no Canal do YouTube da Cesu.