Chamada para submissão no III Fórum de Metodologias Ativas

O III Fórum de Metodologias Ativas trará a Temática “Aprendizado no século XXI: Integração escola e o setor produtivo” e é uma grande oportunidade de compartilhamento de experiência docente com metodologias ativas em aula online ou presencial. As submissões estão abertas e, neste evento, os 12 relatos melhor classificados comporâo os anais do evento e serão convidados para apresentação oral virtual, sendo assistido por centenas de docentes no dia 12 de maio de 2021, dia da realização do evento online. Os outros classificados também participarão do evento, compondo os anais, que poderão ser acessados por qualquer pessoa interessada no assunto. Em todos os relatos de experiências constarão inclusive o e-mail do autor para contato à qualquer momento.

As inscrições são totalmente gratuitas e os participantes recebem certificado pela apresentação oral.

1ª Etapa: Habilitação

Fique atento às regras de submissão, pois os relatos de experiência serão avaliados por uma Comissão Científica especializada. As regras poderão ser consultadas no Edital 2021. Os relatos são acordo com a experiência em sala de aula. Você poderá se inspirar conhecendo os relatos de experiência publicados nos anais do II Fórum de Metodologias Ativas.

Os relatos de experiência submetido passarão por uma triagem inicial para que receba a habilitação. Para estar habilitado, deverá contemplar as normas contidas no Edital, podendo ser eliminado por plágio, divergência entre os nomes de autores que constam no relato e na inscrição, conter nomes de autores na versão SEM IDENTIFICAÇÃO, por não ter utilizado o template fornecido ou ainda por utilizar o template com layout alterado. Para ter acesso aos templates, clique aqui.

O relato pode contar com uma co-autoria, porém todo participante é limitado ao envio de um único relato. Cada relato de experiência poderá contar com até 1 (um) co-autor, sendo que o co-autor não poderá ser autor em outro artigo e vice-versa. Não será aceita alteração ou inclusão de coautor (a) após a submissão do relato.

2ª Etapa: Avaliação

Os habilitados serão avaliados pela Comissão Científica em trios, que observará os seguintes os critérios:

  1. Consistência na abordagem metodológica e na argumentação;
  2. Contribuições efetivas para a educação;
  3. Clareza, objetividade e fluência do texto;
  4. Relevância, pertinência e atualidade do relato em metodologias ativas;
  5. Contemplação de todos os itens solicitados no template ou a justificativa de sua ausência.

Cada critério receberá uma nota de 1 a 5 e a nota final é a média simples (somatória dos critérios dividido por 5), obtendo nota máxima de até 5.

3ª Etapa: Classificação

Os relatos que alcançarem a nota final igual ou superior a 3 estarão classificados para compor os anais do evento. Dentre estes, os 12 com pontuação mais elevada estarão aptos também para a comunicação oral. Os relatos que não atingirem a pontuação mínima de (3 pontos) serão desclassificados.

Informações importantes

PÚBLICO ALVO: Diretores, coordenadores e docentes do ensino superior, técnico e médio, estudantes de licenciatura, pós-graduandos e comunidade interessada

DATA E HORA: 12 de maio de 2021 (quarta-feira), das 09h às 18h.

LOCAL DO EVENTO: Online – https://www.even3.com.br/iiiforumdemetodologiasativas

INSCRIÇÃO: A inscrição como ouvinte e/ou submissão de relatos é gratuita. As inscrições deverão ser realizadas da seguinte forma: