Congresso CBTecLE

revista cebetecle

Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica


https://www.cbtecle.com.br/

O CBTecLE é atualmente referência para pesquisadores e docentes de instituições brasileiras que atuam no ensino de línguas estrangeiras nos contextos do ensino técnico e superior tecnológico. A realização de cada edição deste evento fornece continuidade às ações que tiveram início desde a primeira edição, trazendo para o centro das discussões o ensino de línguas estrangeiras em tempo de mobilidade global com destaque para tecnologias, metodologia e trabalho. 

Os professores e pesquisadores que atuam na Educação Profissional serão  convidados a apresentar trabalhos no congresso, sob a forma de Comunicação ou Apresentação de pôsteres que serão avaliados por Comissão Científica específica.

Atividades realizadas no Congresso

  • Palestras e mesas redondas com a participação de pesquisadores provenientes de instituições dedicadas à pesquisa relacionada ao tema do evento.
  • Minicursos.
  • Comunicação individual e em grupos para apresentação de pesquisas sobre o tema.
  • Apresentação de pôsteres.

Eixos Temáticos

  • Formação de professores de línguas para fins específicos
  • Análise e elaboração de materiais didáticos para a educação técnica e tecnológica
  • Ensino de línguas para fins específicos
  • Metodologias ativas e o ensino de línguas
  • Abordagem comunicativa e o desenvolvimento da autonomia no aprendizado
  • A construção do conhecimento no ensino de línguas
  • Narrativas de aprendizagem de línguas na educação técnica e tecnológica
  • Ensino de línguas e as novas práticas discursivas
  • Experiências Interdisciplinares na educação técnica e tecnológica
  • Ensino e aprendizagem de línguas em contextos de necessidades especiais
  • Formação continuada de professores em contexto técnico e tecnológico
  • Avaliação em contextos de ensino e aprendizagem de línguas
  • Desafios tecnológicos na educação profissional
  • Multimodalidade e multiletramento no ensino de línguas
  • Planejamento e organização curricular em contexto técnico e tecnológico
  • Aprendizagem de línguas em contexto de mobilidade internacional
  • Desenvolvimento de competências na formação profissional