Conheça a revista Decisio (em espanhol)

A Revista Decisio publica questões temáticas e questões gerais, assim como diálogos, depoimentos, resenhas bibliográficas, notícias e outras informações de interesse acadêmico. Trata-se de um projeto editorial do Centro de Cooperação Regional para Educação de Adultos na América Latina e no Caribe (CREFAL) – México – que responde à necessidade dos atores envolvidos de várias esferas e níveis de trabalho em educação, e especialmente a educação de jovens e adultos, para ter um meios para disseminar os saberes e os conhecimentos produzidos na área.

Decisio contribui para trazer os resultados da investigação e da sistematização das experiências, governamentais e não governamentais, na América Latina e no resto do mundo, entre vários campos da atividade educacional. Tem publicação trimestral e possui uma versão impressa e digital – esta última de acesso público. Por meio de textos curtos, concisos e não técnicos, aborda temas da educação.

Cada edição é integrada por meio da coordenação de um editor convidado, especialista no tema em questão, que tem uma visão ampla do que está acontecendo no mundo, principalmente na América Latina, e com uma visão pedagógica profunda. A convocatória para cada edição inclui diversas áreas e abordagens teóricas e metodológicas. O objetivo é gerar pontes entre o saber e o conhecimento, entre cada campo de ação da Educação (pesquisa, políticas públicas, ensino, promoção social, etc.), promovendo uma melhor tomada de decisão.

Confira o conteúdo de sua edição mais recente:

La vigencia del pensamiento de Paulo Freire
Gloria Elvira Hernández Flores | MÉXICO

Legado y presencia de Paulo Freire
Tres lecciones para el futuro de la educación

Danilo R. Streck | BRASIL

La educación es praxis
Lidia M. Rodríguez | ARGENTINA

La pedagogía de la ternura en el espíritu del legado humanista de Paulo Freire
Alejandro Cussiánovich | PERÚ

La Universidad Popular en América Latina
Influencias del pensamiento de Paulo Freire en la experiencia brasileña reciente

Thiago Ingrassia Pereira | BRASIL

“Profesores de la calle”: organizar, movilizar, educar durante COVID-19
Shirley Walters | SUDÁFRICA

Una experiencia educativa freiriana con adultos tejedores de sillas
María de Jesús Guzmán Sereno | MÉXICO

El invencible poder de los sueños
De la alfabetización a la continuidad educativa en República Dominicana
Miriam Camilo Recio | REPÚBLICA DOMINICANA

La educación freiriana en una comunidad indígena de Michoacán
Javier Dosil Mancilla | MÉXICO

Paulo Freire y la Escuela Itinerante del MST
Isabela Camini | BRASIL

La huella de Freire en un proceso de formación de alfabetizadores y alfabetizadoras
María del Carmen Campero Cuenca | MÉXICO

Un diagnóstico participativo del derecho a la educación y al trabajo
Gloria Elvira Hernández Flores | MÉXICO

Fonte e mais informações: https://www.crefal.org/decisio/

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *