Coordenação de Línguas apresenta webinários na VIII SPAP

Em 04 de fevereiro, a Coordenação de Línguas da Cesu apresentou dois webinários na VIII Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico das Fatecs – SPAP. De manhã, o tema foi avaliação remota em línguas estrangeiras; à tarde, foram abordados os intercâmbios virtuais.

NEPLE: avaliação remota em línguas estrangeiras

Com o intuito de divulgar o sistema de avaliação remota de Inglês e de Espanhol das Fatecs para a realização dos exames de Nivelamento e de Rendimento, aplicados aos alunos dos Cursos Superiores de Tecnologia, a equipe NEPLE organizou um webinário. Nesta oportunidade, as professoras Lílian Simão de Oliveira e Marlucy Maria da Silveira Ribeiro, mediadas pela coordenadora de Línguas, Mariane Teixeira, abordaram os pontos principais das aplicações dos exames no sistema, buscando dirimir dúvidas recorrentes, encaminhadas ao suporte técnico do sistema.

Intercâmbios Virtuais em pauta

Os Intercâmbios Virtuais das Fatecs, que somente no segundo semestre de 2020 envolveram 833 alunos, foram tema do webinário “Intercâmbios Virtuais: hibridismo na internacionalização em casa”. Após a abertura, por Osvaldo Succi Jr., coordenador dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs), houve uma discussão com os professores Carlos Augusto Amaral Moreira (Fatec Americana), Lilian de Souza (Fatec Itu), Joelson Alves do Nascimento (Fatecs Barueri e São Roque) e Ricardo Sérgio Neiva Nóbrega (Fatec Indaiatuba).

Carlos Moreira conduz, desde 2013, um dos Intercâmbios Virtuais mais longevos do mundo, com a SUNY Ulster (EUA). O projeto “Aproximando futuros gestores internacionais” já ganhou prêmio do Santander/Guia do Estudante, em 2014.

Lilian comentou sobre Projetos Colaborativos Internacionais em língua espanhola, comparando três experiências: em 2017, com Jamestown Community College (EUA); em 2019, com o Tecnológico de Monterrey (México) e em 2020, com a Uniminuto (Colômbia).

Joelson apresentou os Projetos Colaborativos Internacionais desenvolvidos entre 2019 e 2020. Os temas abordados foram: imagens versus realidade e violência de gênero com a Florida International University (EUA) e competências emocionais com a Uniminuto (Colômbia).

Ricardo Nóbrega, coordenador do curso de Comércio Exterior da Fatec Indaiatuba, ressaltou que “os PCIs são os projetos do amanhã”. A unidade começou em 2019, com a DePaul University (EUA), e atualmente está realizando Projetos Colaborativos Internacionais com quatro instituições estrangeiras.

Assista às apresentações no Canal Cesu