Coordenadora de Línguas da CESU apresenta projeto do Centro Paula Souza no IFSP – campus Pirituba

A coordenadora de Línguas da CESU, professora Mariane Teixeira, atendendo a convite da professora Teresa Helena Buscato Martins, do Instituto Federal de São Paulo, ministrou palestra no III Colóquio de Letras para os alunos da instituição, no campus Pirituba, em 07/06/2019.

O tema da palestra foi “Ensino de Língua Inglesa: desafios e perspectivas”, e foi uma excelente oportunidade para fazer um relato sobre as conquistas de vanguarda que a equipe de línguas estrangeiras obteve ao longo dos últimos 11 anos.

O Projeto de Línguas Estrangeiras das Fatecs teve início em 2008, com a revisão dos projetos pedagógicos e a inclusão de inglês e espanhol em diversos cursos. Hoje, mais de 80% dos cursos oferecidos pelas Fatecs contemplam a língua inglesa, e alguns também oferecem espanhol, atendendo a mais de 75 mil alunos. O trabalho em sala de aula é focado na oralidade, dentro do contexto tecnológico do curso. Assim, o aluno não só aprende a língua, mas também se prepara para situações que ocorrerão na vida real.

Há inúmeros exemplos de sucesso dos egressos no mercado de trabalho, e o conhecimento de línguas tem sido um excelente diferencial na acirrada concorrência por uma vaga de emprego. O trabalho é árduo, mas os resultados são muito compensadores.