Curso EaD Gratuito: Portas abertas para a inclusão

O Portas Abertas para Inclusão é composto por 7 módulos que abordam os mais diversos temas da inclusão de pessoas com deficiência na educação: histórico e legislação, acessibilidades, práticas inclusivas e conceitos de educação física inclusiva. Cada módulo é composto por vídeos, textos e videoaulas que articulam teoria e prática sobre educação inclusiva. Cumpridas todas as etapas, o Instituto Rodrigo Mendes emite um atestado de participação.

Sobre o Portas abertas

O Portas abertas para a inclusão, fruto da parceria entre Instituto Rodrigo MendesUNICEF e Fundação FC Barcelona, é um curso de formação continuada para professores, gestores escolares e técnicos de secretarias municipais de educação. Tem como objetivo apoiar as redes públicas de ensino para a promoção da inclusão escolar de meninos e meninas com deficiência por meio da ressignificação da educação física e de práticas esportivas seguras.

A iniciativa teve início em 2012 com a chegada dos megaeventos esportivos ao Brasil. A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 colocaram o esporte em evidência no cenário nacional. Essa foi uma oportunidade ímpar para a difusão de projetos que utilizaram as atividades físicas como mobilizadoras da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. A visibilidade gerada atingiu as redes de ensino e movimentou o currículo da educação física escolar para a necessidade de trabalhar dentro de uma perspectiva inclusiva. Um verdadeiro legado social.

Entre 2012 e 2016, o Portas abertas alcançou mais de 91 mil estudantes em 15 estados. Ao todo, 916 educadores participantes do curso foram certificados na modalidade semipresencial do projeto portas abertas para a inclusão. A versão EAD reúne o conhecimento consolidado ao longo das edições semipresenciais e possibilita ampliar o acesso a educadores de todo país.

Módulos

  1. Introdução: Introdução do curso e apresentação da estrutura e metodologia que será usada ao longo da formação. Neste módulo você será convidado a se transformar em um agente de inclusão a partir do percurso percorrido com o Portas Abertas.
  2. Histórico e legislação: No módulo 2 do curso você verá a evolução do pensamento sobre as pessoas com deficiência por meio dos 4 paradigmas (exclusão, segregação, integração e inclusão). Além disso, será apresentado o Movimento de Direitos da Pessoa com Deficiência; e processo de conquista de direitos no que tange a legislação no Brasil e no mundo. É neste módulo que você entenderá a configuração do diálogo entre as áreas da Saúde e Educação.
  3. Acessibilidades: No módulo 3 do curso será abordado o conceito de deficiência e barreiras e sua relação com a acessibilidade. Também serão trabalhadas as questões de Desenho Universal e as tecnologias assistivas e como elas se inserem no cotidiano para facilitar a participação das pessoas com deficiência nos espaços comuns.
  4. Educação inclusiva: No módulo 4 será apresentado o conceito de educação inclusiva enquanto concepção de educação. Além de abordar a ideia de Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e sua relação com as possibilidades de democratizar o acesso ao currículo. Você conhecerá também as cinco dimensões da Educação Inclusiva (estratégias pedagógicas, famílias, parcerias, políticas públicas e gestão) e sua relação com a metodologia de trabalho e pesquisa do Instituto Rodrigo Mendes.
  5. Educação física escolar: No módulo 5 será apresentado o histórico e o contexto da Educação Física Escolar e quais são os elementos que a compõe. Você também será convidado a refletir sobre o papel do profissional responsável por essa disciplina na escola e entenderá a diferença entre atividades físicas e esportes de alto rendimento.
  6. Educação física inclusiva: No módulo 6 será apresentado o histórico da participação de pessoas com deficiência nos esportes e atividades físicas. Neste módulo também você será convidado a entender a importância de identificar, valorizar e desenvolver o potencial de todos os alunos. Também serão diferenciados os conceitos de Educação Física adaptada e Educação Física Inclusiva, além de apresentar a matriz de flexibilização de recursos e regras.
  7. Criando uma intervenção local: O módulo 7 é responsável por apresentar a metodologia de desenvolvimento de intervenções locais a partir da metodologia do Instituto Rodrigo Mendes. Ao longo do módulo você será instigado a elaborar uma proposta de projeto que poderá ser impressa ao término do curso.
Fonte, mais informações e inscrição:  https://www.portasabertasparainclusao.org/