Curso Gratuito – Tecnologias da Informação e Comunicação

As temáticas apresentadas e discutidas nos minicursos que compõem este material de TICs, buscam oferecer suporte técnico e também desencadear uma série de reflexões que servirão de base e fundamentação para leitura e estudo de pessoas interessadas nessa área. Visto que para atuar em atividades que envolvem ferramentas tecnológicas, ou seja, de uma realidade digital conectada, a pessoa precisa conhecer bem o cenário atual dos recursos tecnológicos e as possibilidades propiciadas por esses recursos para fazer uso dos potenciais de suas ferramentas tanto para realizar leituras e estudos quanto para desenvolver produções intelectuais.

Ementa

Os minicursos de TICs estão estruturados da seguinte forma:

Minicurso I: O estudante de EaD: como se organizar para os estudos em ambiente virtual de aprendizagem
Apresenta de forma bastante prática, informações, orientações e dicas para que as pessoas interessadas nessa temática possam planejar, organizar e realizar seus estudos a distância. Também apresenta e discute sobre ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), com destaque para as principais ferramentas de interação e comunicação e traça, ainda, alguns comentários a respeito de conceitos básicos de virtual, internet, redes sociais, netiqueta e Marco Civil.

Minicurso II: Sociedade em rede
Aborda sobre o desenvolvimento de técnicas e de canais de comunicação e interação que viabilizaram e viabilizam a interação entre povos de diferentes épocas (da Pré-história aos dias atuais), possibilitando a circulação e o compartilhamento de experiências, informações e conhecimentos, ao longo dos tempos, de forma cada vez mais abrangente e acelerada. Por fim, focaliza o uso de dispositivos móveis digitais e a conexão sem fio à internet para a aprendizagem e a construção de conhecimento.

Minicurso III: Educação a Distância
Aborda desde um breve histórico e evolução da Educação a Distância, passando por conceitos básicos, características e dinâmica dessa modalidade de ensino, discutindo um pouco a respeito do perfil do estudante de ensino a distância.

Minicurso IV: Mídias na educação
Focaliza, em especial, dois aspectos das mídias considerados relevantes no processo de apreensão de novos saberes:
1. mídia: recurso midiático, ou seja, ferramenta;
2. mídia: produção digital, conteúdo que provoca estímulos sensoriais e como esses estímulos podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem.
Para favorecer a compreensão e também a utilização de alguns recursos midiáticos, nesse minicurso foram disponibilizados alguns sistemas, aplicativos e serviços com respectivos tutoriais para serem executados e descoberta a melhor forma de utilizá-los na produção de diferentes atividades intelectuais.

Minicurso V: Evolução tecnológica: computadores e dispositivos móveis
Discute desde a história da contagem, passando pelos primeiros experimentos de lógica de programação até chegar às tecnologias atuais, a exemplo da nanotecnologia.

Objetivos

Este material busca dar suporte técnico às pessoas interessadas em conhecer um pouco mais o cenário atual dos recursos tecnológicos, bem como potencializar sua qualificação na área da tecnologia digital, promovendo oportunidades de expansão e troca de informação e de conhecimentos no contexto onde atua.

Objetivos específicos

– favorecer a compreensão das habilidades e características necessárias para a atuação na educação a distância;
– apresentar o potencial das ferramentas de comunicação e interação de ambientes virtuais de aprendizagem e discutir sobre a utilização dessas ferramentas para diferentes atividades e produções;
– possibilitar a compreensão do processo de desenvolvimento e evolução das técnicas de comunicação e como elas propiciam o acesso à informação e ao conhecimento;
– apresentar e discutir as características, a dinâmica e as possibilidades da educação a distância para a aprendizagem;
– oportunizar o manuseio de diferentes recursos: sistemas, aplicativos, serviços etc para que possam ser utilizados em diversas atividades;
– propiciar reflexões sobre os estímulos que podem ser provocados pelos conteúdos digitais que envolvem movimento, som, imagem etc., e sobre o potencial desses recursos para a aprendizagem;
– discutir sobre a história, a evolução e o aperfeiçoamento do sistema numérico e como esse sistema possibilitou a complexa computação atual, discutindo, ainda, como os recursos digitais atuais estão sendo desenvolvidos e os desafios que se apresentam para o futuro.

Metodologia

Os minicursos de Tecnologias da Informação e Comunicação são autoinstrucionais. Não contam com a presença de tutor para acompanhamento e orientação dos estudos e das atividades, nem para tirar as dúvidas por meio de sala de bate-papo (chat) ou de fóruns de discussão. A realização de todo o processo (leituras dos conteúdos e realização das atividades) se baseia na prática de estudo diário e contínuo do participante. Para melhor aproveitamento das temáticas abordadas, a sugestão é que os minicursos sejam estudados conforme a sequência apresentada.

PROCESSOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Trata-se de um curso de extensão gratuito, mas que exige empenho e dedicação do participante, visto que precisa ler todo o conteúdo, realizar as interações e as atividades que se encontram no final de cada minicurso. Para ser aprovado e obter o “Certificado”, o participante precisa atingir, no mínimo, 70% de aproveitamento em cada minicurso.

ACESSO AO CERTIFICADO
O documento de conclusão disponibilizado é um certificado que contém a carga horária do curso, a ementa e o aproveitamento do participante no curso. O download do certificado estará disponível na opção “Meus documentos”, no menu localizado na barra superior do sistema.

Fonte, mais informações e inscrição: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/ufg/curso/5741/informacoes

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *