Dicas para edição de vídeos

Por Google | YouTube

Você gravou pela primeira vez. Mas o que fazer para transformar esse material em um vídeo incrível? Neste vídeo, a criadora de conteúdo do YouTube TheNotoriousKIA apresenta um guia completo sobre edição de vídeo para iniciantes. Confira as dicas de Kia sobre as 12 etapas de edição básica para transformar sua ideia em realidade.

https://www.youtube.com/watch?v=oC3gXr1s_aU

Para ativar a legenda em português, passe o mouse sobre o vídeo e clique no ícone de balão localizado no canto inferior direito

Grave com a edição em mente

A melhor hora para começar a pensar na edição é durante a criação do roteiro. Ao pensar nas edições com antecedência, você antecipa como seu vídeo vai ficar e como quer que os espectadores reajam.

Pense nas posições, nos ângulos e nos movimentos da câmera. Pense em como seu vídeo vai começar e acabar. Também considere quais são os momentos importantes entre o início e o fim. Para projetos maiores, crie uma lista de cenas simples e anote todas as que você vai usar para não se esquecer de nenhuma.

Responda a estas perguntas:

  • Quando fazer várias gravações para ter as cenas certas?
  • Vou precisar de mais cenas para B-roll, trailer ou teasers?

À medida que você ficar mais experiente, comece a pensar em comprar um programa de edição mais completo. Caso resolva fazer isso, considere estes fatores:

  • Orçamento : existem muitos apps sem custo financeiro e para iniciantes com preços acessíveis no mercado. Os apps de edição de vídeo mais avançados geralmente são usados para projetos mais elaborados. Confira as opções com testes sem custo ou descontos para instituições educacionais.
  • Equipamento: você usa um smartphone, uma câmera DSLR ou uma filmadora profissional? Grava em SD ou HD? Veja as especificações técnicas de cada app para saber como é o suporte aos tipos de câmera e formatos de arquivo. Confira também os requisitos do sistema para seu computador.
  • Recursos: em geral, os programas mais acessíveis já oferecem muitas funcionalidades, como a correção de cor que deixa as filmagens realmente incríveis. Apps com preços mais altos podem oferecer recursos mais complexos, como projetos compartilhados em equipe e espaços de trabalho personalizáveis.

É possível otimizar seus vídeos com o YouTube Studio. Para isso, adicione telas finais e corte partes do conteúdo antes ou depois de publicar o vídeo.

Edite como profissional

Geralmente, a melhor maneira de aprimorar sua edição é praticando. Estas dicas podem ajudar a levar sua edição a outro nível:

  • Domine o software: seja qual for o programa de edição de vídeo que você usa, conheça os atalhos do teclado para as tarefas mais recorrentes. Além disso, há milhares de vídeos no YouTube (e em outros sites) que mostram como fazer truques legais de edição.
  • Edite para manter o ritmo: sempre pense no ritmo do vídeo. Você quer cortar rapidamente de uma cena para outra, dando a ideia de intensidade e empolgação? Ou quer que os espectadores tenham mais tempo para absorver e refletir sobre o que está acontecendo na frente deles? Alguns editores usam a técnica de jump cuts para ocultar falas ou palavras desnecessárias.
  • Observe seu público: o mais importante é como você se conecta com seus espectadores. Se você já enviou alguns vídeos, confira a retenção de público usando o YouTube Analytics. As quedas significam que os espectadores pulam essas partes ou saem do vídeo. Pense nos motivos que fizeram seus principais vídeos manterem os espectadores envolvidos e como a edição pode ter influenciado nisso.
Fonte: https://support.google.com/youtube/answer/11221953?hl=pt-BR&ref_topic=11912531

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *