Edição Atual



2019

Publicação v. 2, n. 1 (2019)

ISSN 2763-5333

Relatos

Adaptando a sala de aula invertida ao perfil do aluno de Administração Geral de um curso de graduação tecnológica do turno noturno
Bernadete Rossi Barbosa Fantin

Aplicação da metodologia project based learning (PBL): um estudo de caso no curso de tecnologia em gestão da produção industrial
Flávia Morini Garcia
Isolina Maria Leite de Almeida

Aprendendo ensinando: A experiência das oficinas de algoritmos, lógica e linguagens de programação
Viviane Ramalho de Azevedo
Cláudio Luís Vieira Oliveira

Aprendizagem ativa e formação de professores da educação superior tecnológica: uma experiência com o Apoio pedagógico na Fatec Barueri
Nailton Santos de Matos

Aprendizagem Baseada em Problemas: experiências de implantação na Fatec Rubens Lara
Hamilton Pozo

Aprendizagem baseada em problemas e produção de vídeos sobre globalização no ensino técnico integrado ao médio
André Luiz da Conceição

Aprendizagem baseada em projetos: relato sobre o desenvolvimento de Carvão Ativado da cinza de cana-de-açúcar
Jéssica Gonçalves Souza

Aprendizagem baseada em projetos aplicada como avaliação no curso de Gestão da Tecnologia da Informação através de seminários temáticos
Bianca Agarie
Vinícius Henrique Porto Brisighello

Aprendizagem em equipes sobre perspectivas do Endomarketing: desafio team based learning (TBL)
Patrícia Sales Patrício

Aprimorando o Olhar para a Metodologia do Trabalho Científico – a Aprendizagem Baseada em Problemas Trazendo Resultados
Luís Antônio Galhego Fernandes

As tecnologias digitais e as metodologias ativas: desenvolvimento de um software de aplicação para a área química
Wiliam Felipe dos Santos

Como a mudança na Educação de Jovens e Adultos pela Educação Financeira viabiliza o empoderamento social
Janaína Rute da Silva Dourado
Lucilene Santos Silva Fonseca

Comparação de resultados da aplicação da metodologia ativa praticada em duas disciplinas distintas
Líria Baptista de Rezende
Antônio Eduardo Assis Amorim

Criação de um atlas geográfico da população carcerária do Brasil usando as Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem
Eduardo Santos

Desenvolvendo tecnologia para ensinar o uso de tecnologia: conceitos são mais importantes do que sistemas e interfaces
Marco Aurélio Mazzei

Desenvolvimento de Competências com Metodologia Ativa Design Thinking
Antonio Sergio Bernardo

Educação 4.0 e as metodologias ativas aplicadas à área de Exatas
Rosângela Maura Correia Bonici
Jaime Sandro da Veiga

Endomarketing na Prática
Gleice Avelar

Estratificação da turma para formação de grupos: relato de experiência de sucesso com uma nova metodologia ativa
Ilson Luiz Pereira

Integração dos conceitos de gestão de pessoas em projetos tecnocientíficos
Otávia Travençolo Muniz Sala
Marcelo Caetano Oliveira Alves

Interdisciplinaridade na prática: uma proposta de metodologia imersiva
Norberto Luiz de França Paul

Matemática e empreendedorismo; uso de PBL no curso de Gestão Empresarial
Melina P. B. Garcia
Alexandre G. Bertoncello

Método 300 e Socrative: uma experiência com o uso da Metodologia ativa aliada à tecnologia no ciclo básico das engenharias
Pedro Paulo Sena Passos
Flávia da Silva

Metodologia aprendizagem baseada em projetos: estudo de caso aplicado na disciplina gestão de projetos
Gilberto Francisco de Oliveira

Metodologias ativas: eficácia e contribuições para a aprendizagem e a inovação da prática docente
Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro

Metodologias Ativas: um estudo de caso de sua aplicabilidade em cursos diferenciados como proposta de validação de ensino/aprendizagem
Antonio Lobosco

Metodologias ativas aplicadas ao ensino de algoritmos e lógica de programação
Sérgio Luiz Banin

Metodologias ativas como ferramenta de melhoria no processo de aprendizagem – a experiência no curso de Eventos da Fatec Jundiaí.
Marianna Lamas Ramalho

O uso da cultura Maker no desenvolvimento de projetos alinhados aos objetivos da agenda 2030 da ONU
Sirlei Rodrigues do Nascimento
Celi Langhi

Pós-graduandos enquanto facilitadores de métodos ativos de aprendizagem
Jordana Barbosa da Silva
Anielle Cristhine de Medeiros Takahashi

Proposta curricular para a formação do profissional 4.0 do curso superior de Manufatura Avançada e Indústria 4.0
Nirlei Santos de Lima

Saberes e turmas compartilhadas: um relato de experiência
Ana Carolina Barros De Gennaro Veredas
Claudia Aparecida Longatti

Serivologia: aplicação da cultura maker nos cursos técnicos de Administração de Empresas, Contabilidade e Logística
Simone Aparecida Torres de Souza Cunegundes

Team Based Learning: uma proposta para projeto integrador
Luciana dos Santos

Uso da metodologia aprendizagem entre equipes: “desafio do dominó” para a prática logística.
Regiane de Fatima Bigaran Malta
Pedro Holuboski Júnior

YouGlish: uma plataforma tecnológica e seu uso para correção de pronúncia nas aulas de inglês
Ana Carla Lanzi Ciola