Edição Atual



2020-2021

Publicação v. 3, n. 1 (2021)

ISSN 2763-5333

Relatos

A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA MATEMÁTICA
Amanda Martins
Mayara Maia


A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS LÚDICOS E DA GAMIFICAÇÃO COMO APRENDIZAGEM ATIVA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE JOVENS E ADULTOS DO CURSO TÉCNICO EM PORTOS
Marcia Regina Carvalho Ferreira de Oliveira


ABORDAGEM DO D.T. – DESIGN THINKING NAS FASES DA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO
Nilo Sergio Guidelli


APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PBL EM PROJETO DE MONITORAMENTO INDUSTRIAL DA ÁGUA
Waldemar Bonventi Jr.


APRENDIZAGEM ADAPTATIVA O USO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Antonio Maxuel Matos Silva
Marcos Rincon Voelzke


APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE PROJETO DE NAVEGAÇÃO E INTERAÇÃO
Leonardo Souza de Lima


APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APLICADA AO ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: UM ESTUDO NAS FATECS SANTANA DE PARNAÍBA E FERRAZ DE VASCONCELOS
Antonio Lobosco


APRENDIZAGEM COM SOLUÇÃO DE PROBLEMAS REAIS PARA APRIMORAMENTO DISCENTE NA INJUÇÃO SOCIOPROFISSIONAL
Jean Carlos Lourenço Costa
Roque Antônio de Moura


APRENDIZAGEM POR PROJETO NO ENSINO SUPERIOR: APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE MADEIRA NA PRODUÇÃO DE PEQUENOS OBJETOS
Ana Lúcia Piedade Sodero Martins Pincelli


APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – O USO DE ABP E IDEATHON EM PROJETOS INTEGRADORES NOS CURSO DE EVENTOS DA FATEC JUNDIAÍ
Marianna Lamas Ramalho
Camila Molena de Assis


ARRUME AS MALAS, VAMOS VIAJAR! – USANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM UM PROBLEMA DE OTIMIZAÇÃO
Aldo Peres Campos e Lopes


AS METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
Simone Afini Cardoso Brito


AUTONOMIA DISCENTE NO ENSINO REMOTO E/OU HÍBRIDO
Adna Maria Rodrigues
Rones Coelho de Castro


CONTRIBUIÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA
Jade Helena Campos Augstroze
Andrea Santos Liu


DA AULA DE ÉTICA, DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PARA A TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO
Rafael dos Santos Borges
Mônica Anatalia Bezerra de Araújo


DESAFIOS DA “RECONFIGURAÇÃO” DA SALA DE AULA: APRENDIZADOS ACERCA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS A FAVOR DA INTERAÇÃO E DO ENGAJAMENTO
Gabriel Oliveira Silva
Letícia Gabrielle Vides Valezini


DESENVOLVENDO O ESPÍRITO EMPREENDEDOR: O USO DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Helena Cibele de Souza Silva


DESENVOLVIMENTO DE MANUAL DE INTEGRAÇÃO DISCENTE ATRAVÉS DO MÉTODO DE APRENDIZAGEM POR PROJETOS
Luciano Rossi Bilesky
Priscila Roel de Deus


DO FOTOJORNALISMO À CARTA ABERTA: UM RELATO DE PRÁTICA DOCENTE COM ALUNOS DO 9º ANO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL
Paulo Alexandre Filho
Daniela Nogueira de Moraes Garcia


EMPREENDEDORISMO E METODOLOGIAS ATIVAS NA FATEC IPIRANGA
Patrícia Vieira Santos


ESTUDO DO MEIO COM O PROJETO FARMÁCIA NO PARQUE
José Francisco Correia Junior
Lúcia Fernanda dos Santos


EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NO TEAMS: O HACKATHON COMO INSPIRAÇÃO PARA NOVAS METODOLOGIAS
Flávia Ulian
Maria Claudia Nunes Delfino


FERRAMENTAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE BAIXO CUSTO APLICADAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Willians dos Santos Lúcio
Rubens Eduardo Birochi Morgabel


IMPLEMENTAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA: O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR NA TRANSIÇÃO DE METODOLOGIA
Carlos Célio Matheus
Robson A. Tino


METODOLOGIA ATIVA APLICADA EM UM CURSO TÉCNICO POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Michele Lopes da Cruz
Willians dos Santos Lúcio


METODOLOGIA ATIVA APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES PARA INTERAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO REMOTO
Fabiana Pupin Masson Caravieri


METODOLOGIA ATIVA: UMA PROPOSTA PARA UMA PRÁXIS DE CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Patrícia Glaucia Moreno


METODOLOGIA BASEADA EM PROBLEMAS: SIMULADORES PARA APLICAÇÃO DA INTERNET DAS COISAS
Cristian Ricardo de Andrade


METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES NO CURSO DE ELETRÔNICA
Marcelo Florêncio


METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FATEC ITAPETININGA
Andressa Silvério Terra França de Campos


METODOLOGIAS ATIVAS E CULTURA MAKER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FATEC JUNDIAI
Ana Carolina Barros De Gennaro Veredas
Peter Jandl Junior


METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: PROJETO LITERA BOOKS
Mara Rubia Aparecida da Silva


NARRATIVAS DIGITAIS: UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM CRIATIVA NO ENSINO DE PORTUGUÊS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA O ENSINO TÉCNICO SUPERIOR
Tânia Regina Exposito Ferreira
Sirley Ambrosia Vitorio Oliveira


O ENSINO CONTÍNUO UNIDO ÀS METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM CURSO TECNOLÓGICO
Jessica de Souza
Michelle Santos Rodrigues


O IDOSO E O JOVEM: UM CAMINHO… UMA VIDA
Tânia Maria Carniato Francalacci


O MUNDO REAL COMO FORÇA MOTRIZ NAS METODOLOGIAS ATIVAS
Fábio Francisco Costa dos Santos
Alexandre Guilherme Motta Sarmento


O TRABALHO EM GRUPO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ESTIMULANDO A COOPERAÇÃO E O COMPARTILHAMENTO DO SABER EM SINTONIA COM O EDUCADOR
Iara Maria Soares de Assis Frade
Samuel Alves de Assis


O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APOIO À RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA MATEMÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS, COMO ALTERNATIVA DURANTE PANDEMIA DO COVID-19
Willian Christian de Assis
Sérgio Renato Pereira


O USO DO CINE PIPOCA COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM ATIVA EM AULAS PRESENCIAIS E REMOTAS
Bernadete Rossi Barbosa Fantin


O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES DO PRIMEIRO E SEGUNDO GRAUS, EM UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PARTICULAR DO INTERIOR DE MINAS GERAIS
Rodrigo Silva Mendes


O USO DO VÍDEO PITCH NA FORMAÇÃO DE GESTORES: RELATO DE PRÁTICA
Juliana Casarotti Ferreira dos Santos
Devancyr Souza Dias


PRÁTICA DE INTERDISCIPLINARIDADE EM TECNOLOGIA DE CIÊNCIA DE DADOS: RELATO DE ABP EM PESQUISA CIENTÍFICA DESENVOLVIDA POR ALUNOS DO PRIMEIRO SEMESTRE
Nome Gilberto Francisco de Oliveira
Nome Celio Aparecido Garcia


PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM BASEADA NO PROJETO CONCEITUAL DE UMA CALDEIRA AQUATUBULAR
Gustavo Coser Monteiro Dias
João Paulo Sachetto


PRÁTICAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ETE ARCOVERDE/PE
Daniel dos Santos Rocha


PRIMEIROS PASSOS DE UM NÚCLEO DE COWORKING EDUCACIONAL DE ACÚSTICA E ÁUDIO COM FOCO EM PRÁTICAS ANDRAGÓGICAS E METODOLOGIAS ATIVAS PARA O CURSO DE PRODUÇÃO FONOGRÁFICA
Luís Antônio Galhego Fernandes
Pedro Sérgio Rosa


PROJETO DE VIDA E AUTOCONHECIMENTO: A RELEVÂNCIA DAS SOFTS SKILLS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL
Bruna Soares de Souza
Gleiciane Oliveira de Morais


PROJETO INTERDISCIPLINAR “INDÚSTRIA 4.0” BASEADO EM METODOLOGIAS ATIVAS
Narjara Ferreira Mitsuoka


PROJETO LANCHEIRINHA DA HORA: TRABALHO INTERDISCIPLINAR TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I E TEORIA ECONÔMICA
Jucilene Gomes Pereira
Patrícia Pedrosa do Carmo Nonato


PROJETOS EM APRENDIZAGEM E SERVIÇO: UMA EXPERIÊNCIA COM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS DE DIFERENTES PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
Andresa Sartor Harada
Juliana Azevedo Gomes


RELATO DE EXPERIÊNCIA: ELABORAÇÃO DE PROJETO DE CONSULTORIA PARA A ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
Norma Licciardi


TECENDO APRENDIZAGENS: ESTRATÉGIAS PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Renata Aparecida da Silva
Maria Bezerra Tejada Santos


UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM TEMPOS REMOTOS: O PODCAST LITERÁRIO
Stela Saes


USO DE METODOLOGIA ATIVA NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EM ABRIGO DE IDOSOS: SISTEMAS PARA A TRANSFERÊNCIA DE ACAMADOS E BICICLETA PARA ACAMADOS
Flávio Cardoso Ventura
Rosangela Monteiro dos Santos


USO DE TECNOLOGIAS EM AULAS REMOTAS DE QUÍMICA
Daniela Machado


UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O PROCESSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Jorge Raimundo da Trindade Souza
Heloísa Glins Santos