Edição Atual

logotipo do terceiro fórum de metodologias ativas, que será em 13 de maio de 2020 e as submissões serão em fevereiro de 2020

O estreitamento das relações entre o setor produtivo e a educação podem contribuir para a formação de um profissional crítico, autônomo e participativo, capaz de promover o desenvolvimento da economia e da sociedade. A educação tem o papel de ser não apenas o lugar da escolarização, mas sobretudo o da formação humana e o da formação do sujeito ético. As estratégias ativas de ensino e aprendizagem são capazes de promover a educação de forma mais completa, ao colocarem o aluno no centro do processo de aprendizagem e possibilitar o desenvolvimento de sua autonomia, tornando-o responsável pela construção de seu próprio conhecimento. Ao exercer essa ação de busca pelo conhecimento, eles trabalham em grupos e aprendem não apenas conteúdos, mas também desenvolvem habilidades socioemocionais. Os problemas reais que ocorrem no setor produtivo poderão constituir insumo para alavancar a aprendizagem significativa dos estudantes. Ao se deparar com a possibilidade de vivenciá-los, eles se motivam e se engajam na busca para compreender conteúdos que os auxiliam na resolução dos problemas, o que seria mais difícil quando tal conteúdo, objeto de estudo, é apenas exposto pelo professor. Nessa abordagem ativa também se desenvolve o respeito e a convivência às diferenças de opiniões e posicionamentos, assim como a argumentação, a resolução de conflitos, o pensamento crítico e reflexivo. A passagem de estudantes por empresas e o contato entre os profissionais e a escola propicia a integração entre o saber/conhecer e sua aplicação, consolidando o conceito de competência profissional: capacidade pessoal de mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho. A aprendizagem torna-se mais efetiva, pois há vivência de problemas reais e significativos, provenientes do setor produtivo. Por outro lado, o setor produtivo, ao se deparar com pessoal qualificado, criativo, autoconfiante, responsável, resiliente, capaz de trabalhar em grupo, de ser o protagonista de seu próprio desenvolvimento e de resolver problemas, tem a possibilidade de diminuir tempo e recursos financeiros dispendidos em treinamentos que visam a qualificação profissional. A conexão entre o setor produtivo e a educação é urgente nos dias atuais e vai ao encontro da missão do Centro Paula Souza: “Promover a educação pública profissional e tecnológica dentro de referenciais de excelência, visando o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do estado de São Paulo”.

A gestão do evento está sob a organização da professora Luciana Ruggiero Gonzalez, Doutora em Ciências com especialização em Metodologias Ativas pelo Instituto Singularidades. A programação prevista no período da manhã contará com palestras de especialistas renomados. Em seguida será promovida uma roda de conversa entre público e palestrantes. No período da tarde ocorrerão as apresentações orais de 12 relatos de experiência de docentes das mais diversas áreas de atuação. Logo após o término das apresentações dos relatos, serão oferecidas gratuitamente 5 oficinas “mãos na massa”: Utilizando o AVA Canvas nas aulas presenciais, Técnicas Práticas para Produção e Edição de Vídeos, Case de sucesso na UFMS – Aprenda a metodologia PBL com alunos, Aprendizagem Baseada em Equipes (Team-Based Learning) e OMA – Oficina de Metodologias Ativas para Aprendizagem. Uma programação completa em período integral.

O evento é gratuito, de fácil acesso aos transportes e com temática muito relevante para docentes e setor produtivo. Esta terceira edição abriu inscrições para participação como ouvinte e/ou submissão de relato de experiência em 03 de fevereiro de 2020, bastando acessar o site www.forumdemetodologiasativas.cps.sp.gov.br. O prazo para submissões encerra-se no dia 12 de Fevereiro de 2021 até o limite das vagas disponíveis.

Clique aqui e acesse o hotsite do evento com todas as informações e para realizar sua submissão!