Em evento organizado pela Inacap (Chile) com a equipe dos PCIs, alunos de Fatecs vencem desafio de Logística

Em 4 de agosto, alunos das Fatecs Lins, Baixada Santista e Americana venceram o Desafio de Logística CPS-Inacap. Os primeiros colocados são: Marcia Beltrame e Danilo Magnabosco (Fatec Lins), Luiz Pedro Marchesin e Gabriel Malagutti (Fatec Americana), Alexandre Andrade dos Reis e Izabela Silva Nascimento (Fatec Baixada Santista).

O evento, organizado pela Inacap (Chile) e coordenação dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) da Cesu/CPS, contou com a participação de alunos e professores das Fatecs Americana, Baixada Santista, Lins e Sorocaba. Distribuídos em 17 equipes, os estudantes buscaram soluções de logística para a distribuição de alimentos, produtos e serviços da Viejito Perro, um case real de um pet shop chileno.

“O desafio agregou-me bastante conhecimento, desenvolvimento pessoal e crescimento profissional”, relata Magnabosco, que participou de um recrutamento interno na empresa onde trabalha e mencionou a participação nesse Projeto Colaborativo Internacional (PCI). “Esse diferencial me fez conquistar uma nova etapa na corporação”, comemora.

“Foi uma grande oportunidade profissional participar deste desafio internacional, levar o nome da Fatec e de todos professores e alunos envolvidos; agradeço imensamente o convite para realizar esse trabalho”, comenta Marcia Beltrame.

Na premiação do evento, transmitida pela plataforma Teams, representaram a IES chilena: Miguel Valencia Herrera, diretor da área Logística; Marisol Andrea Tapia Céspedes, professora de Logística e Administração; e German Abella Betancourt, assessor logístico. Também participou Rodrigo Rojas, consultor logístico chileno e gerente geral da Logística Group (que propôs o desafio, no início do semestre, a partir do case real do Viejito Perro: https://www.youtube.com/watch?v=_FZkK7u5Ck4).

Como o desafio foi criado

Em 27 de janeiro de 2021, Herrera e Céspedes, ambos da Inacap do Chile, convidaram as Fatecs, por meio da coordenação de Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) da Cesu, a participar de um desafio a ser resolvido por equipes mistas de alunos brasileiros e chilenos.

Com o intuito de organizar as ações do lado brasileiro e dar apoio à iniciativa dos parceiros chilenos, a coordenação de PCIs convidou os professores Ruy Accioli, coordenador de Logística da Fatec Baixada Santista, e Sandro da Silva Pinto, coordenador de Gestão da Qualidade da Fatec Lins, para participar do evento. Uniram-se também aos esforços os coordenadores das Fatecs Americana, Nelson Luís de Souza Corrêa, e Sorocaba, José Itamar Monteiro, além de professores que apoiaram as equipes e auxiliaram a julgar os trabalhos finais.

Histórico da colaboração

Saiba mais sobre as origens da colaboração entre Inacap e equipe dos PCIs/Cesu:

Leia sobre webinário de Logística desenvolvido pela Inacap e equipe dos PCIs/Cesu em:

A instituição chilena noticiou o webinário de Logística em seu portal:

https://portales.inacap.cl/noticias/destacadas/noticias-destacadas-2021/felicitamos-a-los-estudiantes-de-inacap-sede-temuco-por-obtener-el-segundo-lugar-en-competencia-internacional-de-logstica

O que são os PCIs

Os Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) da Cesu (Unidade de Ensino Superior de Graduação do Centro Paula Souza) são também chamados de Intercâmbios Virtuais (Virtual Exchange), COIL (Collaborative Online International Learning), EDGE (Experiential Digital Global Experience), GLE (Global Learning Experience) ou módulos híbridos. Nas Fatecs do Centro Paula Souza, utiliza-se a nomenclatura PCI. Tendo como base a educação global para a cidadania e a Internacionalização em Casa, os PCIs possibilitam que alunos das Fatecs e seus parceiros internacionais elaborem atividades alinhadas com determinadas disciplinas, enquanto desenvolvem suas habilidades digitais, linguísticas, interculturais e de trabalho em equipe.