Em parceria com Inacap, webinário discute semelhanças e diferenças entre logística no Brasil e no Chile

Em 14 de outubro, Osvaldo Succi Jr., coordenador dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) da Cesu, atuou como moderador  do webinário “Semelhanças e diferenças da logística no Brasil e no Chile”, que marca o início dos intercâmbios virtuais entre a Inacap (Universidad Tecnológica de Chile) e as Fatecs. Mais de 200 pessoas se conectaram à atividade e, no encerramento, a taxa de visualização superou a marca dos 700, envolvendo estudantes da Baixada Santista e de várias partes do território chileno.

O evento, transmitido pelo YouTube, contou com as apresentações das professoras da Inacap Ana Maria Pérez (“Em que nos afetou a pandemia e que desafios nos apresenta”) e Marisol Tapia (“O que acontece no Chile ao falar de economia circular?”). Também participaram Rodrigo Rojas Toledo, fundador do site Logistica.com (Chile); o especialista em gestão de empresas Eduardo Assêncio (Brasil); Ruy Cordeiro Accioly, coordenador do curso de Logística na Fatec Baixada Santista e Thames Richard Silva, professor na mesma instituição. Desde o primeiro semestre de 2020, uma série de reuniões via plataforma Teams vem sendo realizada entre a Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza (ARInter), a equipe dos PCIs e a Direção para Relações Internacionais da Inacap, para estruturar o desenho dos projetos colaborativos entre a universidade chilena e o Centro Paula Souza.

👆 Veja também: Centro Paula Souza e Inacap do Chile trabalham para formalizar acordo de colaboração internacional

Durante o webinário, Succi comentou que “os intercâmbios virtuais são atualmente a forma mais rápida e simples de conhecer novas culturas e tradições sem sair de casa. Nós, na Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu) do Centro Paula Souza, estamos muito honrados em trabalhar com a Inacap nos setores de agricultura, logística e mineração. Esperamos ter, em breve, não somente bons resultados, mas também uma expansão para outras áreas de conhecimento. Já fazíamos várias colaborações em inglês e agora temos notado um surgimento de interesse entre os países da América Latina. Tem sido uma grata surpresa encontrar um parceiro como a Inacap, com objetivos de internacionalização semelhantes aos nossos. Ademais, neste encontro de alunos brasileiros e chilenos, existe a possibilidade de que possam aperfeiçoar seus conhecimentos de aprender espanhol ou português em um contexto linguístico e cultural específico”.

Matías Escabini, vice-reitor acadêmico da Inacap, afirmou: “Em conjunto com a Direção para Relações Internacionais da Inacap estamos participando de uma série de webinários sobre Projetos Colaborativos Internacionais [COIL, Collaborative Online International Learning, na sigla em inglês] que conectam nossa comunidade Inacap com especialistas de todas as partes do mundo em um só lugar”.

A instituição chilena noticiou o evento em seu portal: https://portales.inacap.cl/noticias/destacadas/noticias-destacadas-2020/inacap-y-centro-paula-souza-de-brasil-dictan-seminario-online-sobre-logistica.