Estão abertas as incrições para o II Fórum de Metodologias Ativas

Os avanços ocorridos nos meios de comunicação devido as tecnologias, têm contribuído com o aumento da velocidade de disseminação da informação e com ela as formas de nos relacionarmos com o mundo. Essas características da contemporaneidade devem ser utilizadas também em sala de aula nas relações que ocorrem entre o professor e o aluno, reinventando e adaptando a forma de ensinar e aprender. As tecnologias possibilitam a mediação entre os professores e os estudantes, dialogando, preparando-os para a vida presente e futura que também demanda competências relacionadas ao uso dos recursos tecnológicos. Esses recursos empoderam o professor que têm mais tempo para atuar como designers da aprendizagem. São também fundamentais para o desenvolvimento econômico e social, além de promoverem a inovação.
O uso de dispositivos como computador, notebooks, tablets, smartphones e diversos aplicativos e softwares podem facilitar diversas ações, como o acesso ao conhecimento e aos recursos educacionais diversificados, garantindo as competências que o mercado de trabalho demanda. No entanto, quando se fala sobre a utilização das tecnologias em aula, logo vem à cabeça de professores e gestores os grandes desafios advindos da mesma. Tanto o acesso como o domínio e o uso adequado das tecnologias da informação e da comunicação são fundamentais para o sucesso do aprendizado. Isso significa que há necessidades de disponibilização de dispositivos móveis e de serviços (conectividade) às escolas, além claro, da formação docente, essencial para promover as mudanças necessárias às escolas do século 21, ou seja, a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem que coloquem os estudantes no centro do processo e possibilitem o desenvolvimento de competências por meio de ambientes cooperativos e colaborativos.

Diante desse contexto, o IIº Fórum de Metodologias Ativas é uma oportunidade de promover as reflexões necessárias para a utilização das tecnologias na educação ao promover debates a respeito do assunto e o compartilhamento de experiências docentes em sala de aula.

Venha fazer parte deste momento de aprendizagem e troca de experiências! O II Fórum acontecerá no dia 23 de Outubro de 2019, no Centro de Capacitações do CPS

Mais informações e inscrições em http://forumdemetodologiasativas.cps.sp.gov.br/