Fatec São Caetano do Sul realiza mostra de jogos

Por: Adriane Monteiro Fontana
Fatec São Caetano do Sul - Antonio Russo

Em projeto interdisciplinar, os alunos do primeiro semestre do curso de Jogos Digitais da Fatec São Caetano do Sul, Antonio Russo, desenvolveram 10 jogos distintos e no dia 29/11/2019 foi realizada uma mostra na qual toda a comunidade pôde conhecer e avaliar o trabalho realizado.

A cada final de período letivo, a cada final de semestre, as comunidades fatecanas convivem com os esforços, demandas, e, porque não dizer, tensões, proporcionadas pelas avaliações finais. Historicamente, tais avaliações têm sido materializadas na forma de provas escritas, apresentação de seminários, provas orais e entregas de trabalhos.

Atualmente está presente em nosso meio a reflexão sobre como melhorar o trabalho de ensino/aprendizagem. Muitos professores, coordenadores de curso e diretores de unidades tem ativamente buscado evoluir, validar e aprimorar as práticas e técnicas neste campo de trabalho. De tais reflexões resulta na existência de ambiente favorável às novas práticas, novas formas de trabalho e novos processos que tem sido, em conjunto e genericamente denominados, Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Na Fatec Antonio Russo, em São Caetano do Sul, no curso de Jogos Digitais, essas reflexões levaram à implantação efetiva de um trabalho motivador e dinâmico. Um trabalho interdisciplinar realizado em conjunto por professores de três disciplinas ministradas no primeiro semestre do curso. Os alunos, em grupos, foram incentivados, orientados e acompanhados no desenvolvimento de um jogo digital e no dia 29/11/2019 teve lugar o desfecho dessa ideia, com a mostra dos jogos desenvolvidos. Ao todo foram desenvolvidos 10 jogos distintos, nos quais foi utilizada Python 3 como linguagem de programação.

A avaliação do aprendizado foi um processo e não uma prova. Os alunos trabalharam muito mais, aprenderam muito mais e se divertiram muito mais. O tão temido “dia da prova” transformou-se no dia de jogar os jogos que eles mesmos fizeram!

As disciplinas envolvidas neste trabalho foram:

  • Programação para Jogos Digitais I – prof Sérgio Luiz Banin
  • Computação Gráfica em Jogos Digitais I – prof Willians Monteiro
  • Princípios de Jogos Digitais – prof Alan Carvalho