Fatec Franco da Rocha organiza Feira de Ciências para divulgação do vestibular

Por Paulo Kanayama
Fatec Franco da Rocha

Como forma de promover o vestibular da Fatec entre estudantes de ensino médio, contribuir para a formação científica de alunos que ingressarão no ensino superior e cooperar com o desenvolvimento regional, a Fatec Franco da Rocha organizou em parceria com a Diretoria de Ensino – Regional Caieiras (DE Caieiras), uma feira de ciências com a participação das escolas estaduais da região da Bacia do Juqueri, que compreende os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Cajamar e Mairiporã.

A feira, denominada de FEBAJUCE – Feira da Bacia do Juqueri de Ciências e Engenharia, foi afiliada à FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia organizada pela USP.

Na parceria com a DE Caieiras, que administra 67 escolas estaduais dos cinco municípios da Bacia do Juqueri, a Fatec Franco da Rocha cedeu o espaço para a realização da feira, coordenou os trabalhos de avaliação de projetos, realizou a afiliação da FEBAJUCE à FEBRACE e mobilizou seus alunos para exporem trabalhos elaborados do Projeto Integrador.

A avaliação de trabalhos contou com a participação de professores de Fatecs e Etecs. Aparticipação foi voluntária e todos receberam certificado de participação.

Na primeira edição da FEBAJUCE, realizada no ano passado, participaram 22 escolas com 43 trabalhos, com 123 alunos do ensino médio e fundamental, Nos dias 8 e 9 de outubro de 2019, na segunda edição, houve uma participação maior, de 24 excolas com 58 trabalhos e 190 alunos participantes.

Professores, alunos e colaboradores conseguiram a doação de prêmios de empresas locais para incentivar os participantes. Foram cadernos, frutas, chocolates, mochilas e outros prêmios. A prefeitura de Franco da Rocha cedeu lanche para todos participantes nos dois dias do evento.

A Fatec Franco da Rocha agradece, em especial, a Fatec Itaquera, Fatec Guarulhos, Fatec Carapicuíba, Fatec Tatuapé, Fatec Mogi Mirim, Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar, Etec de Caieiras, Etec de Francisco Morato e Etec de Perus, que contribuíram com seus professores na avaliação de trabalhos.

A realização de eventos como esse divulga a instituição, contribui para a educação na região e melhora a imagem da Fatec perante a comunidade.