Fatecs aplicam mais de 1200 Exames de Nivelamento na matrícula de ingressantes em 2020

Oito Fatecs do CEETEPS optaram por iniciar as aplicações dos Exames de Nivelamento de Inglês e de Espanhol já no período de matrícula dos ingressantes do primeiro semestre de 2020. Com o exame, os alunos que já possuem conhecimento prévio das línguas tem a possibilidade de obter dispensa em uma ou mais disciplinas, liberando um espaço para maior dedicação aos estudos de outras disciplinas. O exame é composto por 60 questões objetivas e realizado em sistema online, integrado com o sistema acadêmico SIGA. Dependendo do resultado na prova online, os alunos são submetidos a uma entrevista, feita pelo professor da disciplina, para então obter o resultado final do exame.

Todo semestre, mais de 12 mil alunos passam por este processo de avaliação de competências que beneficia alunos e professores, que conseguem dar maior atenção aos alunos que realmente não possuem conhecimento das línguas. Dessa forma, “o trabalho com a abordagem comunicativa, que privilegia a comunicação, aliado ao foco no ensino com fins específicos, voltado para a atuação profissional, fica facilitado” – diz a Coordenadora do Projeto de Línguas das Fatecs, professora Mariane Teixeira.

As Fatecs participantes da aplicação na matrícula foram as de Araraquara, Bragança Paulista, Guaratinguetá, Ipiranga, Itapetininga, Itapira, Itaquaquecetuba e São Bernardo do Campo.

As aplicações continuarão no decorrer das quatro primeiras semanas de aulas, para atender ao maior número de alunos possível.

Acesse o sistema:  https://neple.cps.sp.gov.br/neple