Fórum de Metodologias Ativas

logotipo do terceiro fórum de metodologias ativas, que será em 13 de maio de 2020 e as submissões serão em fevereiro de 2020

O estreitamento das relações entre o setor produtivo e a educação podem contribuir para a formação de um profissional crítico, autônomo e participativo, capaz de promover o desenvolvimento da economia e da sociedade. A educação tem, por injunção social a de ser, não apenas o lugar de escolarização, mas sobretudo o da formação humana e o da formação do sujeito ético. As estratégias ativas de ensino e aprendizagem são capazes de promover a educação de forma mais completa ao colocarem o aluno no centro do processo de aprendizagem e possibilitar o desenvolvimento de sua autonomia, tornando-o responsável pela construção do seu próprio conhecimento. Ao exercer essa ação de busca pelo conhecimento, os estudantes trabalham em grupos e apreendem não apenas conteúdos, mas também desenvolvem habilidades sócio emocionais. Os problemas reais que ocorrem no setor produtivo poderão constituir insumo para alavancar aprendizagem significativa dos estudantes. Ao se deparar com a possibilidade de vivenciá-los, eles se motivam e se engajam na busca para compreender conteúdos, objeto de estudo, é apenas exposto pelo professor. Nessa abordagem ativa se desenvolve o respeito e a convivência às diferenças de opiniões e posicionamentos, assim a argumentação, a resolução de conflitos, o pensamento crítico e reflexivo. A transição de estudantes por empresas e entre os profissionais destas com a escola propicia a integração entre o saber/conhecer e a sua aplicação consolidando o conceito de competência profissional: capacidade pessoal de mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho. As Tecnologias de informação e comunicação (TICS) podem facilitar essa aproximação por meio da internet, possibilitando o compartilhamento de materiais e experiências profissionais online. A parceria beneficia a ambos: a aprendizagem efetiva dos estudantes por meio da vivência de problemas reais e significativos provenientes do setor produtivo e ,por sua vez, o setor produtivo e, por sua vez, o setor produtivo, ao se deparar com pessoal qualificado, criativo, autoconfiante, responsável, resiliente, capaz de trabalhar em grupo, de ser protagonista se seu próprio desenvolvimento e de resolver problemas, podendo diminuir tempo e recursos financeiros dispendidos em treinamentos que visam a qualificação profissional. A conexão entre o setor produtivo e a educação é premente nos dias atuais e vai de encontro com a missão do Centro Paula Souza: “Promover a educação pública profissional e tecnológica dentro de referenciais de excelência, visando o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do estado de São Paulo.”

PÚBLICO ALVO: Diretores, coordenadores e docentes do ensino superior, técnico e médio, estudantes de licenciatura, pós-graduandos, comunidade interessada

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO EVENTO: Online: https://www.even3.com.br/iiiforumdemetodologiasativas – é necessário inscrição prévia.

DATA E HORA DE REALIZAÇÃO DO EVENTO: Dia 12 de maio de 2021 (quarta-feira), das 09h às 18h.

INSCRIÇÃO: A inscrição como ouvinte e/ou comunicação oral de trabalhos é gratuita. As inscrições deverão ser realizadas da seguinte forma:

SUBMISSÕES: Leia atentamente todas as normas descritas no Edital 2021


Não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter (à esquerda) para receber as novidades do Site Cesu!