II Encontro de Cultura da Unesp

02 e 03 de outubro de 2019
Local: Campus São Paulo – Instituto de Artes/ Instituto de Física Teórica

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Unesp realizará o II Encontro de Cultura da Unesp.  O evento vai acontecer nos dias 02 e 03 de Outubro no campus Barra Funda (Instituto de Artes/Instituto de Física Teórica), em São Paulo.

Na oportunidade estarão presentes cerca de 150 docentes de todas as 34 Unidades Universitárias (de 24 municípios do estado). Essas muitas e muito diversas realidades locais se articulam a um contexto nacional que nos desafia a avançar, em nosso âmbito acadêmico, rumo a novas e mais criativas formas de interação com outros setores da sociedade.

Acreditamos que a dimensão extensionista da cultura, enquanto prática e ação acadêmica qualificada, pode contribuir para esse processo. Por outro lado, o entendimento mais amplo do conceito de Cultura poderia se oferecer como operador de abordagens mais consistentes e aprofundadas; aqui, a experiência de décadas de atuação intensa por parte de uma instituição como o SESC se apresenta como inegável referência.  Para contribuir com essas reflexões e discussões, contaremos com as presenças do prof. Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC São Paulo; e do Prof. Renato Janine Ribeiro, ministro da Educação (2015), professor honorário IEA/Usp, diretor de avaliação da CAPES (2004/08).

No dia 02 de Outubro (quarta-feira), das 14h30 às 17h, acontecerá um painel intitulado “Letramento Científico e Cidadania”.  Para essa ocasião foram convidados o prof.Carlos Vogt, ex-reitor da Unicamp; Alexandra Ozorio de Almeida, diretora de redação da revista Pesquisa Fapesp; e o prof. Marcelo Yamashita, diretor do Instituto de Física Teórica da Unesp; a mediação estará a cargo da profa. Cleopatra S.Planeta, nossa Pró-Reitora de Extensão Universitária e Cultura. Nossa intenção, especificamente com esse painel, é promover uma reflexão sobre como ampliar nosso horizonte de atuação, enquanto Universidade, para além da difusão do fato científico per se. Consideramos que tão importante quanto isso seja também compartilhar e difundir os processos de construção de conhecimento envolvidos, e que resultam em avanços em todas as áreas. 

Nesse contexto, teremos no dia 03 pela manhã a participação da profa.Maria Antonia Ramos de Azevedo (Depto.Educação – IB/Rio Claro) que apresentará reflexão sobre o tema “A transversalidade da arte, da ciência e da cultura na prática docente”. 

Dessa forma, esperamos, a Unesp poderia contribuir não apenas para o reconhecimento de importantes trabalhos realizados no universo acadêmico e de pesquisa; mas também se oferecer como operador de transformações desejadamente mais profundas – no âmbito da disseminação de uma consciência social crítica e criteriosa em nossa sociedade.

Fonte e mais informações: https://www2.unesp.br/portal#!/proex/artes-e-cultura/encontro-de-cultura/ii-encontro-de-cultura/apresentacao/

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *