III Fórum de Metodologias Ativas – Oficina OMA – Oficina de Metodologias Ativas para Aprendizagem

Esta semana será dedicada ao III Fórum de Metodologias Ativas. Nesta edição, além de palestras e de apresentação dos melhores relatos de experiência, os participantes poderão escolher uma oficina para realizar, sem custo algum! Cada dia da semana vamos apresentar uma das 5 oficinas que estão sendo oferecidas no momento da inscrição no Fórum!

Oficina: OMA – Oficina de Metodologias Ativas para Aprendizagem

Reconhecer que o aluno mudou, tanto quanto o seu modo de aprender, é um dos grandes desafios do professor do ensino superior na atualidade, tanto quanto reconhecer que seus métodos de docência devem se adaptar e evoluir no sentido do atendimento das novas demandas desse aluno. 

Assim, o novo professor necessita ampliar e diversificar o seu repertório de abordagens didáticas para que elas façam sentido e que estejam adaptadas ao contexto, à forma e ao ritmo de aprendizado do seu (novo) aluno. 

Abordagens didáticas compostas por novas estratégias, técnicas e ferramentas educacionais, fundamentadas na disposição das novas tecnologias e que potencializam a aprendizagem ativa, dando ao aluno a autonomia e o protagonismo na sua formação ao mesmo tempo em que asseguram a qualidade do processo educacional. 

Esta “Oficina de Metodologias Ativas” apresentará ao professor do ensino superior algumas dessas abordagens de aprendizagem ativa de forma prática e direta. 

OBJETIVOS: 

Proporcionar ao Professor a possibilidade de experimentação (degustação) do uso de algumas abordagens ativas de aprendizagem, permitindo o enriquecimento de seu posicionamento crítico e instrumentalizando-o para que possa planejar e exercitar a aplicação imediata em suas aulas. 

Exercitar algumas abordagens ativas através de dinâmicas em grupos:

  • Grupos de debates 
  • Storytelling 
  • Aprendizagem baseada em problemas 
  • Aprendizagem baseada em projetos 

Quem ministra: Alonso Mazini Soler, Prof Dr em Engenharia, Consultor de negócios e docente do Insper, Instituto Saint Paul e FIA:

Professor, Consultor de Empresas e Empreendedor. Graduado em Estatística pela Universidade de Brasília (1984), mestre em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1997). É sócio administrador da J2DA Treinamento e Consultoria e da Schédio Engenharia. Empreendedor Líder dos portais ThemisJus e BookValue. Sócio da produtora Enxame Digital e-Learnings. Experiência corporativa como executivo na IBM (ILAT – Instituto Latino Americano de Tecnologia) e HP (HP Consulting Brasil). Vivência em consultoria no Gerenciamento de Projetos de empresas de diferentes segmentos da indústria, portes e áreas funcionais. Experiência acadêmica como professor de cursos MBA na INSPER, Instituto Saint Paul, FIA-USP, FGV Mmgt, Sustentare e Rede de Ensino Doctum.


Já realizou sua inscrição no III Fórum de Metodologias Ativas? O evento é 100% gratuito e as inscrições estão abertas! O prazo para submissão de relato de experiência termina em 27/03/2020 e para participante ouvinte termina em 10/05/2020 ou até o término das vagas disponíveis.

Acesse: www.forumdemetodologiasativas.cps.sp.gov.br