Imagens gratuitas (e com permissão) para utilização em aula

Por Thais Cilli

Ao elaborar um material para aula, busca-se imagens para ilustrar ou para reforçar a compreenção daquilo que se transmite. Porém, nem todas as imagens que aparecem em buscadores, como o Google, tem permissão de utilização.

A preocupação em utilizar imagens com permissão de uso e corretamente referenciada é uma maneira de demonstrar aos alunos a importância do respeito aos direitos autorais e de utilização. Afinal, as imagens que aparecem em sites de busca são imagens que foram publicadas em algum site, não sendo sinônimo de permissão para uso. Para tal basta tentar localizar no site em que a imagem foi disponibilizada se há por escrito alguma informação a respeitos da permissão para utilização e como a imagem deverá ser citada. Não basta colocar a fonte das imagens, é preciso verificar se o autor da imagem autoriza seu uso.

A informação sobre utilização não consta em todas das imagens disponíveis na internet. Sendo assim, um caminho garantido é buscar imagens em sites que as disponibilizam já com a permissão de utilização. Existem sites de busca cujas imagens estão com a atribuição Creative Commons CC0. Esta atribuição significa que o autor da imagem cedeu aos direitos autorais e a imagem está sob domínio público. Imagens com esta atribuição não precisam ser citadas, nem com referências nem com fonte.

Conheça 2 sites de imagens que oferecem imagens CC0: Pixabay.com e Pexels.com. Atente-se para as imagens provindas de propagandas, pois estes sites também mostram imagens que são comercializadas por terceiros. Por isso, é importante perceber se existe uma marca d´agua na imagem e se, ao clicar na imagem, continua-se no site Pixabay ou Pexels.

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *