Inacap e Centro Paula Souza debatem uso de drones na logística

Na terça-feira, 17 de novembro, a Inac­ap (Universidade Tecnológica de Chile) e o Centro Paula Souza apresentaram o webinário “Uso de drones aplicado à mineração e empresas de serviços”. Este é o segundo evento de uma série, iniciada em outubro, que marca a estruturação dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) entre as duas instituições de ensino.

As tratativas para selar o acordo de cooperação vêm sendo mediadas desde o primeiro semestre de 2020 em sinergia entre a equipe dos PCIs da CESU/Coordenação de Línguas, a Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza (ARInter) e a Direção para Relações Internacionais da Inacap [saiba mais aqui: https://cesu.cps.sp.gov.br/centro-paula-souza-e-inacap-do-chile-trabalham-para-formalizar-acordo-de-colaboracao-internacional/]

Do lado brasileiro, representaram a Fatec Americana seu diretor, Wladimir da Costa, e o coordenador do curso de Logística, Nelson Luis de Souza Corrêa. Por parte da Inacap, estiveram presentes Carlos Giannoni Valenzuela, diretor da área de mineração, e Juan Orellana Miranda, assessor desse departamento.

Após a abertura, houve as apresentações dos professores Vicente Cornago, da Fatec Botucatu e consultor na área de supply chain (“A utilização do drone na indústria 5.0”); Marcos de Carvalho Dias, da Fatec Americana (“A manufatura avançada e as implicações para a gestão da cadeia de suprimentos”) e Fernando César Miranda, da Fatec Sorocaba (“Visão computacional e drones”). Encerrando o evento, o professor Patrício Maraboli, do campus Iquique da Inacap, falou sobre “Uso de drones na indústria mineradora, a partir de um enfoque de eficiência operacional”. 

“Foi um ótimo ponto de encontro entre expositores e participantes, compartilharam-se experiências sobre o uso dessa tecnologia nos dois países, com uma reflexão em torno do potencial do uso de drones em diversos setores produtivos, o que sem dúvida foi enriquecedor para todos, mas fundamentalmente para nossos estudantes, pois logo entrarão no mercado de trabalho e é um grande aporte conhecer experiências internacionais sobre temas de vanguarda como esse”, afirmou o diretor da área de mineração da Inacap, Carlos Gianonni. A instituição chilena noticiou o evento em seu portal: https://portales.inacap.cl/noticias/destacadas/noticias-destacadas-2020/area-mineria-y-centro-paula-souza-de-brasil-dictan-webinar-sobre-uso-de-drones-en-la-industria-