Interação entre estudantes brasileiros e indianos revela ricas trocas culturais em Projeto Colaborativo Internacional

A realização dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu) normalmente envolve as seguintes fases, que constituem os projetos COIL (Collaborative Online International Learning): “quebra-gelo”, atividade intercultural, tarefa principal, entrega do trabalho final e avaliação.

O “quebra-gelo” é imprescindível para conectar os participantes e deixar os alunos à vontade com os colegas de outro país. Já a atividade intercultural é muito importante para aprender sobre história, geografia, tradições do outro país – o que costuma elevar o engajamento e entusiasmo dos estudantes.

No PCI/COIL sobre gestão de recursos humanos, desenvolvido entre as Fatec Americana, Fatec Sumaré e o Symbiosis Centre for Management Studies (SCMS/Índia), a atividade intercultural em reunião online realizada em 25 de março de 2022 foi repleta de cores, em alusão ao festival indiano Holi, que celebra a vida, as cores e a chegada da primavera no Hemisfério Norte.

A professora Nehajoan Panackal, do SCMS, que conduz o projeto com Ricardo Pompeu (Fatec Americana), fez o seguinte relato sobre a reunião:

A interação foi ótima. Foi nosso segundo encontro virtual com alunos brasileiros e indianos, envolvidos no projeto sobre gestão de recursos humanos.

O objetivo da reunião era analisar um resumo da atividade do quebra-gelo, que o professor Ricardo apresentou lindamente, usando uma nuvem de palavras. Em seguida, apresentei os próximos passos do projeto.

Os próprios estudantes indianos tomaram a iniciativa de apresentar o festival Holi. Eu acho que os projetos COIL são importantes para dar aos alunos exposição global e desenvolver sensibilidade intercultural. Uma apresentação como a feita sobre o Holi ou as informações que nos foram compartilhadas pelos brasileiros sobre o Carnaval ajudam os alunos a entender melhor os principais aspectos de cada cultura. Ajuda a gerar curiosidade e interesse em aprender, o que é importante para manter os alunos motivados e engajados.

O encerramento do projeto ocorre na quinta-feira, 13 de abril de 2022, com uma atividade síncrona de despedida às 9h30 (horário de Brasília).

Saiba mais sobre os PCIs realizados pelas Fatecs e a instituição indiana em VEm 11: https://cesu.cps.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/VEm-11.pdf

O que são os PCIs

A equipe dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) da Unidade do Ensino Superior de Graduação do Centro Paula Souza (Cesu) desenvolve uma abordagem que auxilia professores de Fatec e de instituições internacionais a criarem colaborativamente atividades pedagógicas inseridas em suas respectivas disciplinas. Estas atividades pedagógicas exploram os conteúdos programáticos de forma diferenciada, além de apoiar os alunos no desenvolvimento de competências digitais, linguísticas, interculturais e de trabalho em equipe. Tal abordagem é utilizada mundialmente com algumas variações e é mais comumente conhecida como Virtual Exchange (Intercâmbios Virtuais) ou Collaborative Online International Learning / COIL (Aprendizagem Internacional Colaborativa Online).  De maneira geral, os conceitos de Global Citizenship Education (Educação para a Cidadania Global) e Internationalization at Home (Internacionalização em Casa) permeiam as ações dos professores envolvidos com as variantes desta abordagem. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.