IX Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa

 Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba

Quando: 02 a 06 de setembro de 2019

Site do evento: www.ixeias-ufscar-2019.com/ 

Contato:  contato@apsignificativa.com.br

Os Encontros de Aprendizagem Significativa têm como objetivo apresentar e discutir estudos fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa bem como fomentar a interação entre investigadores e professores. O primeiro Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa (EIAS), ocorrido em 1992, na Universidade de Cornell nos Estados Unidos, visou à divulgação da Teoria e de estratégias facilitadoras da Aprendizagem Significativa. Em decorrência da produção e aumento de interesse sobre o referencial, os Encontros seguintes buscaram o aprimoramento da Aprendizagem Significativa como referencial teórico de aprendizagem e foram realizados, respectivamente, em Burgos, Espanha, em 1997; em Peniche, Portugal, em 2000; em Alagoas, Brasil, em 2003; em Madrid, Espanha, em 2006; em São Paulo, Brasil, em 2010; em Burgos, Espanha, em 2015; e o último, em Esquel, Argentina, em 2017. Os eventos anteriores apontaram para a importância de se definir uma agenda de ensino e de pesquisa em Aprendizagem Significativa, para o fortalecimento das iniciativas já existentes e de maior interação entre pesquisadores e professores que trabalham com esta Teoria. Desse modo, o IX.EIAS tem como objetivo disseminar ainda mais a Teoria e ampliar as reflexões sobre suas implicações tanto para o Ensino quanto para a Pesquisa sobre o Ensino. Sua dinâmica, prevendo a apresentação e discussão de trabalhos e linhas de investigação na Teoria de Aprendizagem Significativa, abrangerá conferências, mesas redondas e sessões coordenadas de comunicação oral e painel, além de minicursos e oficinas sobre temas que envolvem a Teoria e sua relação com os processos de ensino, de aprendizagem e da investigação educativa, particularmente a pesquisa sobre o ensino das diferentes áreas de conhecimento que se estabelecem nos contextos formais e não formais.

Os Encontros Internacionais de Aprendizagem Significativa têm como objetivo apresentar e discutir estudos fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), nas perspectivas tradicional e contemporânea, e seu impacto no processo da aprendizagem efetivada em contextos formais e não formais de ensino. O objetivo é apresentar e discutir estudos fundamentados na Teoria bem como fomentar a interação entre investigadores de diferentes nacionalidades e destes com professores de diferentes níveis de ensino e pós-
graduandos. 

​O primeiro Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa (EIAS), ocorrido em 1992, na Universidade de Cornell nos Estados Unidos, visou à divulgação da Teoria e de estratégias facilitadoras da Aprendizagem Significativa. Em decorrência da produção e aumento de interesse sobre o referencial, os Encontros seguintes buscaram o aprimoramento da TAS como referencial teórico de aprendizagem. Foram realizados, respectivamente, em: Burgos, Espanha (1997); Peniche, Portugal (2000); Alagoas, Brasil (2003); Madrid, Espanha (2006); São Paulo, Brasil (2010); Burgos, Espanha (2015); e, o último, em Esquel, Argentina (2017). Esses eventos apontaram para a importância de se definir uma agenda de ensino e de pesquisa em Aprendizagem Significativa, a partir do fortalecimento das iniciativas já existentes, e de maior interação entre pesquisadores e professores que trabalham com esta Teoria.


Desse modo, o IX.EIAS tem como objetivo dar continuidade às discussões travadas nos encontros anteriores e ampliar as reflexões sobre as implicações da TAS tanto para o ensino quanto para a pesquisa sobre o ensino. Sua dinâmica, prevendo a apresentação e discussão de trabalhos e linhas de investigação na Teoria de Aprendizagem Significativa, abrangerá conferências, mesas redondas e sessões coordenadas de comunicação oral e painel, além de minicursos e oficinas sobre temas que envolvem a TAS e sua relação com os processos de ensino, de aprendizagem e da investigação educativa, particularmente a pesquisa sobre o ensino das diferentes áreas de conhecimento que se estabelecem nos contextos formais e não formais.

A continuidade dos eventos representa a importância que a Aprendizagem Significativa ganhou e vêm ganhando no campo do ensino. Evidentemente, essa importância demonstra também a necessidade de constante reflexão e esforço para a manutenção e fortalecimento de uma agenda de ensino e de pesquisa. Sendo assim, a Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba – em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul; o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM), da Universidade Estadual de Campinas; e o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) – convida pesquisadores, formadores de professores e professores dos diferentes níveis de ensino, alunos dos cursos de licenciatura e de pós-graduação para participarem do IX.EIAS.

Todos os interessados na Teoria da Aprendizagem Significativa como referencial teórico para subsidiar práticas investigativas e pedagógicas poderão participar do IX.EIAS com ou sem apresentação de trabalhos. Essa edição traz como novidade as modalidades “Estudos de Revisão Crítica”; e “Relatos de Experiência”.

Através dos Estudos de Revisão Crítica pretende-se aprofundar a análise da Teoria da Aprendizagem Significativa em suas múltiplas perspectivas e suas implicações tanto no processo educativo quanto na investigação científica nos campos da Educação e do Ensino. Estes trabalhos deverão trazer análises sobre pesquisas já realizadas, podendo corresponder à proposição de síntese teórica acerca da Aprendizagem Significativa e/ou de seu impacto nos processos educativos e de sua investigação. Por sua vez, os Relatos de Experiência têm por objetivo apresentar as propostas educativas que vêm sendo conduzidas nas salas de aula de todos os níveis de ensino tendo como referencial a TAS.

A expectativa de continuidade dos eventos representa a importância que a Aprendizagem Significativa ganhou e vêm ganhando no Campo do Ensino. Evidentemente, essa importância demonstra também a necessidade da constante reflexão e esforço para a manutenção e fortalecimento de uma agenda de ensino e de pesquisa que possam ampliar iniciativas e aprimorar as já existentes relacionadas à maior interação entre pesquisadores e professores que utilizam a Teoria da Aprendizagem Significativa como referencial para suas práticas e pesquisa e de ensino. Partindo desse propósito, a Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da Unicamp, convida pesquisadores, formadores de professores e professores dos diferentes níveis de ensino, alunos dos cursos de Licenciatura e de pós-graduação para participarem do IX.EIAS. Todos os interessados na Teoria da Aprendizagem Significativa como referencial teórico para subsidiar as práticas investigativas e pedagógicas poderão participar com ou sem apresentação de trabalhos.

Fonte: www.ixeias-ufscar-2019.com/