Laboratórios virtuais na educação: o que são, quais os benefícios e como utilizá-los

Por Redação Desafios da Educação.

Os laboratórios virtuais são simuladores de um ambiente real que propiciam ao aluno executar experimentos em diversas áreas do conhecimento. Eles replicam com alto grau de fidelidade as práticas realizadas em um laboratório físico tradicional.
Eles possibilitam que os alunos acompanhem e realizem experimentos em áreas como saúde e engenharia sem sair de casa. São uma tendência em termos de soluções educacionais, independentemente da modalidade de ensino e possuem desde uma extrema precisão nas operações e medidas até possíveis erros e equívocos cometidos pelos alunos durante os procedimentos, com a diferença do ambiente ser controlado, sem riscos ou custos elevados.

As plataformas são desenvolvidas por uma equipe de Tecnologia da Informação (TI) em parceria com profissionais das disciplinas que estão sendo virtualizadas, mas são os professores que selecionam os experimentos que fazem sentido para as suas disciplinas.

Os laboratórios virtuais possuem benefícios tecnológicos, pedagógicos e de otimização dos recursos. São vantagens que incrementam o processo de aprendizagem do aluno e proporcionam ganhos de eficiência para as IES. Por serem digitais e dinâmicos, eles estão alinhados à “linguagem” moderna com a qual os estudantes estão acostumados. Esse fator gera um engajamento maior nas atividades e facilita a absorção do conteúdo.

Do ponto de vista pedagógico, instituições que utilizam os laboratórios virtuais ressaltam a possibilidade de fazer os experimentos individualmente e repeti-los quantas vezes for necessário, sem riscos ou necessidade de técnicos guiando o trabalho. As plataformas também permitem uma otimização de recursos por parte da instituição. Afinal, há um ganho de eficiência no agendamento de aulas práticas em laboratórios reais, aém da diminuição dos custos na aquisição de materiais.

Por fim, a tecnologia está disponível em um ambiente virtual, contemplando a exigência, cada vez maior, por flexibilidade nos estudos. O acesso pode ser realizado sem sair de casa, a qualquer hora do dia.

Fonte: https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/laboratorios-virtuais-ensino-superior/

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *