Livro gratuito: Pesquisa-Aplicação em Educação – uma introdução

A apresentação, caracterização, discussão epistemológica, e orientação para utilização da metodologia PESQUISA-APLICAÇÃO, é o foco de estudo e aprofundamento deste livro. A PESQUISA-APLICAÇÃO tem tido seu uso ampliado e adotado por cada vez maior número de investigadores e pesquisadores, não somente no campo da Educação, mas também em todas as áreas do conhecimento, que trabalham de alguma forma com a cognição humana.

Esta abordagem de pesquisa é especialmente adequada para pesquisas dedicadas ao desenvolvimento de conhecimento em Educação a Distância, e mais ainda para o desenvolvimento de pesquisa aplicada em Educação a Distância, educação Online, e tecnologia digital educacional.

Uma metodologia capaz de conduzir à inovação, em sintonia com o mais apropriado respeito aos direitos humanos e ao envolvimento e engajamento das comunidades de envolvidos nos processos em estudo e nas aplicações cientificamente produzidas pelas pesquisas conduzidas por esta metodologia.

O livro está organizado em uma sequência de capítulos, os cinco primeiros apresentando de forma mais detalhada os detalhes sobre como aplicar, e as características epistemológicas desta inovadora abordagem de pesquisa. Seguem três exemplos escolhidos de aplicações feitas em outros países. São mais cinco capítulos de autores de língua portuguesa. O primeiro deles traz um framework sobre como utilizar a PESQUISA-APLICAÇÃO desenvolvido no Brasil. Os capítulos seguintes apresentam experiências de sucesso de uso da PESQUISA-APLICAÇÃO em língua portuguesa.

Conteúdo

PREFÁCIO À EDIÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

PREFÁCIO À EDIÇÃO EM LÍNGUA INGLESA

CAMINHOS DA PESQUISA-APLICAÇÃO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

1. PESQUISA-APLICAÇÃO EM EDUCAÇÃO: UMA INTRODUÇÃO
2. PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR COMO UM TIPO DE PESQUISA-APLICAÇÃO EM EDUCAÇÃO
3. PESQUISA-APLICAÇÃO PARA PERSPECTIVA DE DESENHO DE APRENDIZAGEM
4. O ARCABOUÇO INTEGRATIVO DO DESENHO DE APRENDIZAGEM: UM EXEMPLO ILUSTRATIVO DO DOMÍNIO DA TECNOLOGIA INSTRUCIONAL
5. QUANDO A PESQUISA-APLICAÇÃO É A OPÇÃO ADEQUADA?
6. AVALIAÇÃO FORMATIVA NA PESQUISA-APLICAÇÃO EM EDUCAÇÃO
7. O DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO DE GEOMETRIA BASEADO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA PARA ESCOLAS PRIMÁRIAS INDONÉSIAS
8. PESQUISA-APLICAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM OMÃ
9. DESENVOLVIMENTO DE UM FRAMEWORK DESIGN-BASED RESEARCH — DBR PARA PESQUISAS APLICADAS PELOS GRUPOS SOCIEDADE EM REDE E SOCIEDADE SOLIDÁRIA, EDUCAÇÃO E TURISMO
10. EXPERIENCIANDO INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: PESQUISA-FORMAÇÃO E PESQUISA-APLICAÇÃO COMO BASES DE UMA PRÁTICA
11. INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E DESIGN BASED RESEARCH NO ENSINO SUPERIOR ONLINE
12. MUSEUS VIRTUAIS EM HISTÓRIA E CULTURA DA BAHIA: UMA CONSTRUÇÃO POR MEIO DA DESIGN-BASED RESEARCH
13. O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS NO DOT DIGITAL GROUP BASEADO EM PESQUISA-APLICAÇÃO

Fonte: https://artesanatoeducacional.com.br/

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *