Livro gratuito: Relatos de Pesquisas em Tecnologia Educacional

A tecnologia educacional configura-se como uma área específica de teorias e práticas voltadas ao uso de tecnologias em educação, valorizada pela incorporação de tecnologias diversas ao processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento do ensino remoto e da educação a distância (EaD) durante a pandemia da covid-19. Configura-se, também, como uma área específica de pesquisa, caracterizada pela interdisciplinaridade das abordagens e das metodologias utilizadas em seu estudo.

Este livro apresenta relatos de pesquisas realizadas no Brasil e em Portugal sobre o uso de diferentes tecnologias na educação. Estão representados no livro grupos de diversas instituições de ensino superior desses países, públicas e privadas: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC–SP), Universidade de Lisboa (ULisboa), Universidade Aberta de Portugal (UAb), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Centro Universitário Teresa D’Ávila (Unifatea), Centro Universitário Internacional (Uninter), Universidade de Santo Amaro (Unisa), Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e Universidade Ibirapuera (Unib), que vêm desenvolvendo pesquisas na área.

As tecnologias e os temas abordados são diversos: aplicativos para o ensino de línguas, WhatsApp, Instagram, YouTube, Wikipédia, redes sociais, jogos, gamificação, metodologias ativas, competências digitais, mobile learningblended learning e educação a distância.

Organização: João Mattar

Conteúdo

1 INTRODUÇÃO
2 MENINAS, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: PROCESSOS FORMATIVOS E NARRATIVAS DE EMPODERAMENTO EM UM DOCUMENTÁRIO DO YOUTUBE
3 PESQUISA EM COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: DIAGNÓSTICO PORTUGUÊS E UMA PROPOSTA DE AGENDA DE PESQUISA FUTURA
4 RELATO DE UMA PESQUISA AÇÃO SOBRE VIVÊNCIAS FORMATIVAS
5 WHATSAPP NA SALA DE AULA: DOIS ESTUDOS DE CASO
6 PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA
7 ENSINO DE LIBRAS A DISTÂNCIA: REVISÃO DE LITERATURA E PESQUISA DE CURSOS
8 BLENDED-LEARNING (ENSINO HÍBRIDO) COM USO DE APLICATIVO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLA PÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA COM METODOLOGIAS ATIVAS
9 TOMADA DE DECISÃO E JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DA INTERAÇÃO COM O GAME COMENIUS
10 GAMIFICAÇÃO COM FOCO EM NARRATIVA E PROCESSOS METACOGNITIVOS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
11 WIKIPÉDIA, UMA FERRAMENTA DE INCLUSÃO DIGITAL?

Fonte: https://artesanatoeducacional.com.br

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *