Livro gratuito: (Re)pensar as tecnologias na educação a partir da teoria crítica

Os autores desta obra revelam uma postura epistemológica necessária para a área, na qual elucidam tendências analítico-investigativas e percursos no caminho do pensamento e da práxis de engajamento com a crítica da sociedade em articulação com as experiências tecnológicas da práxis pedagógica.

A Editora Pimenta Cultural nasceu em 2012 com o objetivo de disserminar conhecimento de forma ampla e livre através da publicação de obras digitais acadêmicas no sistema Open Acess (acesso gratuito) e com Licenças Creative CommonsAcesse este livro pelo site da Editora Pimenta Cultural

Autores: Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte 

CAPÍTULOS

1 Introdução
1.1 Perspectivas mapeadas
1.2 A experiência crítico-dialética: uma postura necessária?
1.3 Diálogos entre filosofia da tecnologia, experiência educativa e teoria crítica

2 Justificação teórica e revisão de literatura
2.1 Teoria Crítica: a atualidade da crítica
2.2 O Agir Comunicativo de Habermas
2.2.1 O Agir Comunicativo no enfrentamento da razão unidirecional na educação
2.3 A Teoria Crítica e suas interfaces educacionais tecnológicas
2.4 A filosofia da tecnologia e a educação
2.5 Os desafios e limites das tecnologias digitais na educação
2.6 Formação de professores para além do sentido tecnocrático

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *