Livro gratuito: Tecnologias na Educação – ensino, aprendizagem e políticas

O livro “Tecnologias na educação: ensino, aprendizagem e políticas” tem como ponto de partida a compreensão de que a docência em EaD e outras formas de ensino e de aprendizagem com apoio das tecnologias têm tomado cada vez mais espaço no âmbito educacional brasileiro. Quando conjugado com metodologias ativas, ganha contornos ainda mais relevantes. A Univesp tem experiência nesse contexto e, assim, oferece subsídios para formação de pós-graduandos para uso das tecnologias com intencionalidade pedagógica, cujos trabalhos de conclusão de curso compõem esta obra.

Organizadores: Celia Maria Haas, Edison Trombeta de Oliveira, Glauce Barbosa Verão, Mônica Cristina Garbin, Simone Telles

Conteúdo

EIXO 1: TECNOLOGIAS EM PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

  • Live: uma ferramenta que auxilia o ensino de práticas educacionais.
  • “Quem tá aí?” Diferenças e desigualdades na formação docente EaD.
  • A experiência do uso de podcast em uma disciplina de graduação da Univesp.
  • Análise da familiaridade dos alunos de Ciências Exatas da Univesp em relação a softwares matemáticos.
  • Uma proposta de curso de Geogebra aplicado em tópicos de Matemática Elementar e Cálculo Diferencial.
  • Tecnologias digitais na educação a distância: das necessidades de um letramento digital efetivo para uma.
  • Possibilidades do uso de ferramentas digitais em lives da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp): um estudo de caso.
  • As experiências de facilitadores no contexto da disciplina de “TCC em EaD”: propostas de melhorias.
  • Modelo de sistema de gerenciamento de trabalhos acadêmicos para colaboração na Univesp e comunidade.
  • Uso de laboratórios virtuais como metodologia ativa de aprendizagem: uma experiência no âmbito da disciplina “Circuitos Elétricos”.

EIXO 2: ASPECTOS POLÍTICOS E DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  • Aprendizagem colaborativa na graduação EaD: uma abordagem a partir da formação de grupos de estudo on-line.
  • Uma análise das percepções de facilitadores da Univesp sobre sua formação: o “estar junto virtual” em questão.
  • Avaliação de aprendizagem nos cursos de Licenciatura na educação a distância.
  • Formação e constituição da docência na educação a distância: um balanço da produção acadêmica.
  • Percepções dos alunos da Univesp acerca da utilização do fórum como ferramenta de comunicação assíncrona.
  • O relatório de Estágio Supervisionado como instrumento de avaliação em EaD: aspectos formativos/reflexivos da formação inicial de professores.
Fonte: https://artesanatoeducacional.com.br

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *