Livro Gratuito: Inovação Aberta em Educação

Por Lucia Dellagnelo, Ed.D., Diretora-presidente do CIEB

Conceitos de inovação e novas tecnologias têm provocado mudanças significativas em vários setores da sociedade. Nas últimas décadas foram ampliadas exponencialmente as formas de produzir e acessar conhecimentos, de comunicar e interagir, e de organizar o mundo do trabalho.

O Centro de Inovação para a Educação Brasileira-CIEB acredita que as mudanças provocadas pelas novas tecnologias trazem desafios, mas também grandes oportunidades para a educação. Por isso, convidou as especialistas, Priscila Gonsales e Débora Sebriam, do Instituto Educadigital, para discutir como conceitos de inovação e novas tecnologias tem impactado o mundo da educação. O estudo aborda vários conceitos e tecnologias, mas destaca as implicações do conceito de Recursos Educacionais Abertos (REA) tanto para a área pedagógica quanto para a de geração de novos negócios em educação.

As autoras argumentam que os REA não significam uma barreira para o empreendedorismo em educação, mas uma oportunidade para criação de novos negócios baseados em inovação aberta.

Este estudo compõe uma série de estudos e notas técnicas produzidas pelo CIEB com o objetivo de estimular e qualificar a discussão sobre o papel da inovação e tecnologia educacional no Brasil. Esperamos que este conjunto de subsídios técnicos contribua para a construção de uma nova política de inovação e tecnologia que coloque a educação brasileira no patamar necessário para formar cidadãos do século 21.

Fonte e acesso ao livro: http://cieb.net.br/wp-content/uploads/2019/04/CIEB-Estudos-2-Inovacao-Aberta-em-Educacao.pdf

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *