Minicurso: Introdução aos métodos de pesquisa em Educação Comparada

A Educação Comparada se apresenta no contexto brasileiro sobre três eixos estruturantes: como uma disciplina nos cursos de graduação e pós-graduação; como área de investigação interdisciplinar; e como teoria e método de pesquisa consagrado na literatura. Importa-nos, nesta proposta de extensão, especialmente a terceira via, com a finalidade de permitir aos interessados o conhecimento do instrumental de pesquisa nos moldes preconizados por George Bereday (1964), Cowen e outros (2012) ou Bray e outros (2015), dispondo os fundamentos para a análise comparada em educação, com a elaboração de critérios de compatibilidade, o mapeamento de semelhanças e diferenças, a disposição em matrizes e quadros comparativos para a produção das hipóteses e inferências sobre temáticas de interesse dos participantes.

O minicurso será oferecido como parte das atividades de extensão desenvolvidas pela Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS, no âmbito do grupo de pesquisa DGP-CNPq “Gestão, Administração e Cultura da Educação Profissional e Tecnológica – GEACEP”; e o Mestrado em Gestão e Administração Educacional – mAGE da Universidade Aberta de Portugal.


Objetivos

  • Compreender a relevância do estudo comparado em Educação;
  • Identificar modelos selecionados de análise e métodos de investigação em Educação Comparada;
  • Utilizar as abordagens comparadas em unidades temáticas de interesse dos participantes.

Tema e Subtema da Atividade de Extensão:
Concepções e Políticas da Educação Profissional / Relações entre ciência, tecnologia, inovação e educação.

Público Alvo:
Pesquisadores, docentes do ensino superior, discentes de pós-graduação de programas lato ou stricto sensu, analistas, gestores e outros interessados.

Data e horário: 26 e 27/10/2021 – das 14h às 17h / das 18h às 21h

Carga horária: 6 horas (2 encontros, de 3 horas cada), com certificação para o cumprimento integral.

Modalidade: Minicurso a distância, síncrono.

Número de vagas: 20

Certificação:
Certificação para o cumprimento integral da atividade.
Os participantes receberão um certificado emitido pela Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza.

Investimento: Gratuito

InscriçõesPara fazer a inscrição na atividade, clique aqui!

Fonte e mais informações: http://www.pos.cps.sp.gov.br/programa-extensao/MTIx

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *