Você conhece as Soft Skills- habilidades interpessoais?

Por Prof Dra Janaína Dourado, Coordenadora de Projetos da Cesu

Atualmente, Soft Skills é uma das palavras mais pesquisadas por recrutadores, profissionais e pesquisadores, para ampliação de aperfeiçoamento, ofertar de cursos, desenvolver tais habilidades e conhecimentos e principalmente obter a constatação de que se faz parte do grupo de profissionais que conseguiram desenvolver as Soft Skills.

No mundo corporativo, as organizações já informam que faltam profissionais no mercado com tais qualificações. Segundo Ribeiro (2018, p.1) “60% das empresas sofrem de falta de soft skills”.

E o que são as soft skills? Segundo Impacta (2019, p.1) “chamadas também de competências comportamentais, as soft skills são características pessoais que você não só deve, como precisa ter, para trilhar uma carreira bem-sucedida na empresa em que trabalha.” . Já empresas de recrutamento (2019, p.1) reforçam que, “são todas as competências profissionais que têm relação com o comportamento, a condição humana e com a personalidade do candidato. São habilidades que vão além das capacidades técnicas e que estão relacionadas à inteligência emocional.” Para a FIA (Fundação Instituto de Administração), (2019, p.2) “são um conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano.”, e destaca quais atributos que não podem faltas nestes profissionais: comunicação, liderança, flexibilidade e resiliência, trabalho em equipe, criatividade, proatividade, empatia, ética no trabalho, pensamento crítico, atitude positiva.

infográfico com ilustrações para Comunicação, liderança, flexibilidade e resiliência, trabalho em equipe, criatividade, proatividade, empatia, ética no trabalho, pensamento crítico, atitude positiva.
Exemplos de Soft Skills

Segundo especialistas, as referências mundiais com estes atributos são Barack Obama e Papa Francisco, como exemplos de flexibilidade e liderança em tratativa de assuntos complexos com legitimidade. Mesmo com toda a subjetividade, as Soft Skills ajudam a compor o perfil profissional ideal para as organizações.

Quer se aprofundar no assunto? Acesse:

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *