PCI sobre ensino de Acústica realizado entre Fatec Tatuí e BridgeValley (EUA) é apresentado em simpósio de Física

Em 22 de julho, o professor Pedro Rosa (Fatec Tatuí) apresentou o trabalho “O Ensino de Acústica utilizando o app Phyphox no contexto do PCI/COIL no período da pandemia” no XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF21). Trata-se do relato do PCI realizado com BridgeValley Community and Technical College (EUA).

Pedro Rosa leciona Acústica Aplicada à Produção Fonográfica no curso de Tecnologia em Produção Fonográfica e contou com o apoio da colega Dulce Villa Nova, professora de inglês na Fatec Tatuí. O design do projeto, realizado em colaboração com Machelle Kindle (professora de Sonografia) e James Goodwin (diretor de desenvolvimento estudantil e iniciativas acadêmicas da BridgeValley), teve a mentoria de Osvaldo Succi Junior, coordenador dos PCIs.

O projeto iniciou com duas atividades de quebra-gelo, para estimular a interação de estudantes brasileiros e norte-americanos. As ferramentas digitais utilizadas para a comunicação entre alunos e professores foram a plataforma Teams, e-mail e WhatsApp.

A tarefa principal (main task) consistiu na criação de amostras de voz masculina e feminina, sons de flauta, violão e tambor, e análise dos espectros de frequência desses sons por meio do aplicativo Phyphox – para cálculo de comprimento e amplitude de onda. As equipes mistas apresentaram os resultados de sua pesquisa com apresentações em vídeo no PowerPoint, que foram avaliadas pelos professores orientadores da Fatec Tatuí e da BridgeValley.

Trata-se de uma “alternativa estratégica de ensino de acústica no contexto das limitações do ensino presencial em função da pandemia”, conforme os autores. Veja aqui o resumo do trabalho.

Além da apresentação sobre o PCI com BridgeValley, a convite da comissão organizadora do XXIV SNEF21, o professor Pedro Rosa coordenou a sala de comunicação de trabalhos com o tema “Interdisciplinaridade no Ensino de Física”.

Confira o vídeo da apresentação:

O que são os PCIs

Os Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) da Cesu (Unidade de Ensino Superior de Graduação do Centro Paula Souza) são também chamados de Intercâmbios Virtuais (Virtual Exchange) ou COIL (Collaborative Online International Learning). Nas Fatecs do Centro Paula Souza, utiliza-se a nomenclatura PCI. Tendo como base a educação global para a cidadania e a Internacionalização em Casa, os PCIs possibilitam que alunos das Fatecs e seus parceiros internacionais elaborem atividades alinhadas com determinadas disciplinas, enquanto desenvolvem suas habilidades digitais, linguísticas, interculturais e de trabalho em equipe.