PCIs/Cesu em evento internacional organizado pela universidade colombiana Uniminuto

A universidade colombiana Uniminuto organizou, na plataforma Teams, a XIII Semana Nacional e Internacional de la Educación, com o tema “Pedagogías y retos para la transformación socioeducativa” (em tradução livre, “pedagogias e desafios para a transformação socioeducativa”).

Na sexta-feira, 22 de outubro, Regiane Souza Camargo Moreira, professora da Fatec Guaratinguetá e integrante da equipe dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu), apresentou, junto com a colega Mónica Paola Díaz Oliveros (Uniminuto Bogotá), o trabalho “Modelo COIL, más que una experiencia, un reto”. As professoras relataram sua experiência e, principalmente, os desafios ao desenvolver intercâmbios virtuais – na sigla em inglês, Collaborative Online International Learning (COIL). “Foi uma interação muito positiva, com muitos alunos e professores fazendo perguntas e motivados a participar”, comemora Regiane.

No mesmo evento, a professora Maria Auxiliadora de Freitas Bastos Matias (Fatec Cruzeiro) apresentou, em 21 de outubro, o trabalho “Sociedad tecnológica y currículo: la formación de profesores de Letras”.

A Uniminuto e as Fatecs vêm desenvolvendo uma série de PCIs, desde o ano passado. No número 7 de VEm, newsletter dos PCIs, foi publicada uma reportagem sobre essas colaborações.