PCIs compôs mesa de encerramento do Seminário Internacional de Tecnologia, Educação e Sociedade, da Fatec Itaquaquecetuba

Em 31 de março, uma mesa-redonda sobre os Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) encerrou o Seminário Internacional de Tecnologia, Educação e Sociedade, da Fatec Itaquaquecetuba. O tema da terceira edição do evento, realizada entre os dias 29 e 31 de março, é “Gestão Criativa e Formação Profissional Contemporânea”.

Osvaldo Succi Jr., coordenador dos PCIs, apresentou as características dos PCIs, ressaltou sua importância para a internacionalização em casa e explanou sobre como planejar e executar essas colaborações nas Fatecs.

Neusa Haruka Sesaki Gritti, do apoio pedagógico dos PCIs, e Paula Pudo, professora das Fatecs Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes, fizeram relatos sobre o projeto que desenvolvem com a Tianjin Normal University. Paula comentou sobre um aluno que conseguiu uma promoção no trabalho, depois de participar do PCI e melhorar seu desempenho na língua inglesa.

Houve ainda uma apresentação de Patrícia Patrício, sobre as estratégias de comunicação dos PCIs. A mediação foi de Fábio Barbosa Lima, da área de políticas linguísticas da Assessoria de Relações Internacionais (ARInter).

A mesa-redonda reuniu 286 participantes, entre alunos e professores, que interagiram ativamente no chat da reunião, realizada na plataforma Teams. Uma aluna resumiu assim seu agradecimento: “obrigada por nos levar tão longe em casa”.

O vídeo da mesa-redonda encontra-se em: https://www.youtube.com/watch?v=Eqpwkb9_yzg.

Mais informações sobre o evento em: https://sidtes.wordpress.com/.