PCIs marcam presença no Primeiro Congresso da Rede LatAm COIL

De 14 a 18 de junho, os Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs-Cesu) trouxeram suas contribuições ao Primeiro Congresso da Rede LatAm COIL, que abordou o tema “COIL na e com a América Latina em tempos de mudança”. COIL é a sigla em inglês para Collaborative Online International Learning, ou, como são chamados nas Fatecs do Centro Paula Souza, PCIs.

No primeiro dia do evento, Osvaldo Succi Junior, coordenador dos PCIs, fez uma apresentação com Ana Cristina Biondo Salomão (Unesp) sobre a importância da intercompreensão e da translinguagem para a comunicação entre os estudantes brasileiros em projetos com países hispanofalantes.

Succi Junior também participou da sessão sobre o PCI que Carlos Augusto Amaral Moreira (Fatec Americana) desenvolve com a Florida State University (Tanu Bagwe e Elcin Haskollar). Os quatro professores abordaram a importância da educação inovadora para a aprendizagem global e sucesso dos estudantes.

Para que os PCIs tenham êxito na Internacionalização em Casa, é preciso envolvimento das equipes gestoras nas Fatecs. Adriane Monteiro Fontana, diretora da Fatec São Caetano do Sul, e Aline Colantuono, coordenadora do curso de Comércio Exterior, apresentaram uma palestra sobre a internacionalização da unidade através do COIL.  “Os COILs ajudam a aprimorar os conhecimentos linguísticos e a interação com estudantes de outros países; além disso, a troca cultural tem feito muito bem para nossos alunos”, comenta Adriane Monteiro Fontana.

Além do apoio na consolidação do Congresso, Succi Junior participou no evento para organizar a formação de parcerias (Feria de Socios/Partnering Fair), realizado em 17 de junho. A Rede LatAm COIL tem como objetivos promover a comunicação entre instituições latinoamericanas envolvidas em COIL; promover a prática e a investigação dessa metodologia em nível de educação superior, e expandir seus benefícios como estratégia de internacionalização do currículo.