PCIs (Projetos Colaborativos Internacionais) marcam presença no SEMTEC

Os profs. Machele Kindle de BridgeValley Community and Technical College e o prof. Osvaldo Succi, responsável pelos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) na Coordenação de Línguas das Fatecs – CESU, apresentaram no 6º SEMTEC uma palestra sobre a importância dos PCIs para a profissionalização internacional dos alunos de ambas as instituições. 

A profa Machele destacou que BridgeValley e as Fatecs, além da distância entre os campi e a similaridade de suas missões, compartilham também uma preocupação com as oportunidades de profissionalização internacional de seus alunos a baixo custo. 

O prof. Osvaldo Succi ressaltou que o envolvimento da equipe da Fatec Bauru e de seu Diretor, prof. Sebastião Gândara Vieira, assim como da reitora de BridgeValley, a profa Eunice Bellinger, são fundamentais à estruturação dos PCIs que serão implantados neste semestre entre as duas instituições. 

As professoras Machele e Patricia Bellin Ribeiro irão desenvolver um PCI intitulado Big Data Applied to Science: a perspective on Global Temperature (Big Data aplicado à Ciência: uma perspectiva sobre a temperatura global). Na atividade, as professoras irão extrair, coletar, reorganizar e analisar dados públicos sobre a temperatura global nas regiões de Bauru, São Paulo, e Montgomery, West Virginia. 

Também na Fatec Bauru, outro PCI está sendo desenvolvido com o título de Quality in healthcare equipment: policies and procedures (Qualidade em equipamentos de saúde: políticas e procedimentos). Os professores Liesa Kyer e Luiz Roberto Madureira Iório irão analisar a utilização de equipamentos da área de saúde da perspectiva da área de Enfermagem e de Manutenção. 

Os PCIs visam desenvolver as competências colaborativas, tecnológicas, interculturais e linguísticas dos alunos participantes e contam com a importante participação de especialistas na área de idiomas. As professoras Ana Carla Lanzi Ciola e Camila Maria Da Costa Kami da área de inglês acompanham e auxiliam o desenvolvimento dos PCIs na Fatec Bauru, assim como na recepção da profa Machele que estará na Fatec Bauru até o dia 12 de agosto. 

O artigo intitulado Collaborative Virtual Internationalization: A Qualitative Perspective from a Project between Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo and Bridgevalley Community and Technical College estará disponível nos Anais do 6º SEMTEC. http://www.simposio.cpscetec.com.br/anais.php#anais 

Para outras informações sobre os PCIs entre em contato com o prof Osvaldo Succi osvaldo.succi@cps.sp.gov.br