Periódico – Possibilidades de Aprendizagem e Mediações do Ensino com o Uso das Tecnologias Digitais: Desafios Contemporâneos

Esta coleção está dividida em 2 volumes e é destinada a servir como bibliografia básica ou complementar dos cursos da área da educação como pedagogia e licenciaturas. Ela também é destinada a todos os profissionais que estão atuando em sala de aula ou na gestão de escolas e sistemas de educação governamentais.

Volume 1

Acesse: USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO SUPORTE PARA A APRENDIZAGEM NA ERA DA EDUCAÇÃO E INDÚSTRIA 4.0 – vol. 1

Conteúdo:

1. Tecnofilia e tecnofobia: visões controversas das tecnologias na educação;
2. Tecnologia e ensino: do homo sapiens ao homo zapiens;
3. Geração zappiens: entre a grande quantidade de informação e a desinformação;
4. Teorias da aprendizagem e o uso de TICs: parte I;
5. Teorias da aprendizagem e o uso de TICs: parte II;
6. A epistemologia da complexidade, docência e discência na era da indústria 4.0;
7. Educação e tecnologias: caminhos viáveis (de condução) às aprendizagens;
8. Educação na contemporaneidade: aprendizagem, uso da tecnologia e metodologias ativas no ambiente escolar.

Volume 2

Acesse: USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO SUPORTE PARA A APRENDIZAGEM NA ERA DA EDUCAÇÃO E INDÚSTRIA 4.0 – vol. 2

Conteúdo:

1. A literacia digital como elemento integrador do professor no design instrucional e planejamento;
2. A literacia digital na contextualização da prática docente: curadoria de conteúdos e avaliação da aprendizagem;
3. E-learning, AVEA, redes de aprendizagem e comunidades virtuais de aprendizagem;
4. Sistemas tutoriais inteligentes e sistemas de hipermídia adaptativa;
5. Ludocentrismo: como e porquê utilizar na educação;
6. A robótica na perspectiva pedagógica: contribuições à prática educativa;
7. Laboratórios tradicionais, remotos e simuladores;
8. As tecnologias de realidade e suas aplicações no ensino.

Fonte: Eduft - Editora da Universidade Federal do Tocantins

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *