Em 05 de julho, a equipe dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu) encerrou a coleta de dados para uma pesquisa de percepção sobre os PCIs, aplicada junto a estudantes e professores participantes dos Intercâmbios Virtuais no […]
Em 05 de julho, a equipe dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu) encerrou a coleta de dados para uma pesquisa de percepção sobre os PCIs, aplicada junto a estudantes e professores participantes dos Intercâmbios Virtuais no primeiro semestre de 2021. Uma reportagem sobre a pesquisa será publicada no número 8 de VEm, newsletter dos PCIs, com lançamento na primeira semana de agosto. Em primeira mão, o site Cesu divulga os principais números.
A análise preliminar dos dados revela que, de modo geral, a percepção melhorou ou se manteve em relação à pesquisa realizada em dezembro de 2020, com os participantes dos PCIs no segundo semestre daquele ano:
As cinco ferramentas digitais mais utilizadas nos PCIs, segundo os estudantes pesquisados, são WhatsApp (414 menções), E-mail (182), Zoom (172) e Teams (167). Para os professores, são E-mail (29), WhatsApp (25), Zoom (24), Google Drive (21) e Teams (17).
A edição 5 de VEm abordou os resultados da pesquisa no segundo semestre de 2020: Acesse esta edição: VEm número 5
Caso queira conhecer mais sobre os PCIs, entre em contato com a equipe pelo cesu.pci@fatec.sp.gov.br.
O que são os PCIs
Os Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) da Cesu (Unidade de Ensino Superior de Graduação do Centro Paula Souza) são também chamados de Intercâmbios Virtuais (Virtual Exchange), COIL (Collaborative Online International Learning), EDGE (Experiential Digital Global Experience), GLE (Global Learning Experience) ou módulos híbridos. Nas Fatecs do Centro Paula Souza, utiliza-se a nomenclatura PCI. Tendo como base a educação global para a cidadania e a Internacionalização em Casa, os PCIs possibilitam que alunos das Fatecs e seus parceiros internacionais elaborem atividades alinhadas com determinadas disciplinas, enquanto desenvolvem suas habilidades digitais, linguísticas, interculturais e de trabalho em equipe.