Música Gratuita – Assim como imagens, áudio também pode ter atribuição CC0

A utilização de imagens unicamente com permissão para tal está cada vez mais sendo uma preocupação constante entre docentes e dicentes. Em diversas situações queremos inserir uma imagem ilustrativa ou uma foto que ajude a compreender o conteúdo e, para isso, o correto é recorrer aos bancos de imagens gratuitos. Estes bancos contam com imagens que tem autorização para utilização por meio de uma atribuição Creative Commons.

Além de imagens, os áudios também podem ter atribuições de Creative Commons. A atribuição mais flexível existente é a CC0, que significa que a mídia disponibilizadas pode ser utilizada tanto para fins educacionais como comerciais e sem precisar citar fonte. Seria o equivalente ao “domínio público”.

Embora mais escassos, aúdios com atribuição CC0 podem ser encontrados na internet. Um exemplo é o site Free Sound: https://freesound.org/browse/

Os áudios podem ser utilizados em apresentações, edições de vídeo e em qualquer projeto ou estudo que envolva som, pois estes áudios podem ser alterados, editados e cortados conforme necessidade.

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *