Workshop on-line desmistifica processo de revisão por pares

O processo de revisão por pares existe para garantir que as revistas científicas publiquem artigos de alta qualidade, que proporcionem benefícios para a comunidade científica e para a sociedade. Muitos autores ainda têm dúvidas sobre o assunto. O acesso a informações incompletas pode gerar intimidação, quando, na verdade, a revisão por pares é um procedimento positivo para os envolvidos. A temática será alvo do workshop gratuito “Desmistificando a Revisão por Pares da Editora Karger”, no dia 15 de outubro, às 14h.

“O objetivo é tornar tangível e trazer para perto dos pesquisadores o funcionamento do processo de revisão por pares da Karger, além de dar dicas práticas sobre quais são os fatores críticos de sucesso que os autores devem considerar em seus manuscritos para maiores chances de êxito”, explica Victor da Silva Carvalho, gerente de Negócios da editora e responsável por ministrar o treinamento.

Ele complementa: “muitas vezes o processo é acompanhado por um conceito nebuloso, especialmente para pesquisadores jovens. A Karger tem uma cronologia clara, com sequência de análises racionais e tópicos objetivos do que são fatores críticos de sucesso e fatores críticos de insucesso”.

A sessão abordará diversos tópicos:

– Sequência completa de análises pela qual o manuscrito passa;
– O que o editor avalia e busca no seu artigo;
– O que os revisores desejam (ou não) encontrar no seu artigo;
– Erros mais comuns que devem ser evitados;
– Erros que jamais podem ocorrer;
– Como proceder ao receber feedback de aprovação ou rejeição.

O minicurso é aplicável a todas as áreas do conhecimento e qualquer interessado pode fazer: estudantes, docentes, pesquisadores, profissionais que atuam em bibliotecas, entre outros públicos. Para participar, é necessário preencher o formulário virtual disponibilizado pela Karger. Os inscritos receberão por e-mail as orientações para entrar na sala on-line no dia do workshop.

Quando: 15 de outubro, às 14h

Inscrição: https://paginas.solutions/0d5c44825b/brasil/revisao

Fonte: Portal de Periódicos CAPES

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *