Professores de Fatecs participam de oficina de intercâmbio virtual oferecida pela Inacap (Universidad Tecnológica de Chile)

Na quinta-feira, 26 de novembro, os professores Thames Richard Silva (Fatec Baixada Santista) e Maira Rezende (Fatec Sorocaba) concluem o “Taller COIL Diseño” – em tradução livre, “Oficina de Design COIL”. COIL é o acrônimo em inglês para Collaborative Online International Learning (ou, projetos de aprendizagem colaborativa internacional online). O treinamento foi oferecido na plataforma Canvas pelo “Learn Chile”, consórcio de instituições chilenas de ensino, do qual a Inacap (Universidad Tecnológica de Chile) faz parte.

Victoria Traverso Castro, assessora de internacionalização da Inacap, relata: “Decidimos trabalhar com o Centro Paula Souza devido às similitudes institucionais e boa relação que temos desenvolvido, que se traduz em diversas colaborações de projetos de aprendizagem internacional virtual e também webinários nas áreas de agroindústria, mineração e logística [saiba mais aqui: https://cesu.cps.sp.gov.br/inacap-e-centro-paula-souza-debatem-uso-de-drones-na-logistica/]”.

As oficinas práticas duraram quatro semanas e foram ministradas por Eva Haug, professora da Amsterdam University of Applied Sciences, e Stephanie Doscher, da Florida International University.

“A principal contribuição do treinamento está associada à elaboração de projetos colaborativos a serem desenvolvidos com parceiros de instituições internacionais, proporcionando vivência internacional a docentes e discentes do CPS”, comenta Maira Rezende, da Fatec Sorocaba.

“O curso permitiu que nós, professores, trabalhássemos de forma síncrona e assíncrona no desenvolvimento de um Projeto de Colaboração Internacional. Espero que esse aprendizado contínuo contribua para o aprimoramento e desenvolvimento de futuros intercâmbios virtuais envolvendo minha unidade”, afirma Thames Richard Silva, da Fatec Baixada Santista.