Projetos Colaborativos Internacionais conquistam espaço para divulgação na Fatec Ipiranga

Nos dias 26 de outubro e 6 de novembro, Patrícia Sales Patrício, responsável pela comunicação dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) da Coordenação de Línguas/CESU, apresentou os PCIs para estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Ipiranga. Os PCIs, também chamados de COIL (Collaborative Online International Learning) ou Intercâmbios Virtuais, são formas de criação colaborativa de atividades acadêmicas entre instituições de Ensino Superior Internacionais.

A iniciativa foi da coordenadora do curso, Andreia Cristina Grisolio Machion, que organizou os encontros. Foram conversas rápidas, de cerca de 20 minutos,  para despertar nos estudantes da graduação o interesse em participar de pesquisas e projetos com intercâmbios virtuais.

Patrícia está na presidência da CEPE Fatec Ipiranga desde setembro de 2019, por isso, começou falando sobre a Iniciação Científica na unidade. Depois de mencionar os números gerais sobre os Intercâmbios Virtuais na CESU, que no momento têm 833 estudantes participando de projetos em 20 Fatecs, a professora relatou um pouco sobre a primeira colaboração desenvolvida na Fatec Ipiranga. Trata-se de um piloto focado em Competência Intercultural, orientado pelo professor de Inglês José Carlos Barbosa Lopes e pela professora Renee Funke. Participam 26 estudantes da Fatec Ipiranga, em diálogo com alunos de Educação do Jamestown Community College, faculdade pública ligada à State University of New York (SUNY).